Sinas vai até empresas para fazer teste de hepatite B em funcionários
Também quem precisar do teste individualmente pode se dirigir ao SINAS – Rua Rio Grande do Norte, 1.840, telefone 3424-8574. Não é preciso agendamento com antecedência e nem de indicação médica. O atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. É preciso levar um documento com fotografia.
O teste fica pronto em 30 minutos e não 15 minutos conforme informado ontem. A regra de acesso é a mesma para testes de HIV, este sim, concluído em 15 minutos.
Coordenadora do Centro de Testagem Anônima – CTA do SINAS, a enfermeira Maisa Malu Garbin explica que o trabalho desta semana visa identificar o maior número de possíveis portadores da Hepatite. Atualmente pelo menos 7 pessoas estão em tratamento em Paranavaí. Projeções do Ministério da Saúde apontam que para cada caso da doença há outros dez não identificados.
Sobre o trabalho de testagem, nas empresas, Maisa explica que é uma forma de facilitar o acesso por parte das pessoas. O agendamento para esta semana está completo, mas pode ser programado para as próximas semanas. O esforço de vacinação e diagnóstico vai até o próximo dia 3.
No entanto, a enfermeira explica que as pessoas com idade entre 19 e 49 anos podem tomar a vacina a qualquer momento. As doses estão na rotina das políticas de saúde pública.
Para as empresas o trabalho “móvel” do CTA também é vantajoso. Gerente da loja central do Supermercado Cidade Canção, Anderson Teixeira, elogia a iniciativa. Ele diz que alguns funcionários deixam de fazer exames alegando falta de tempo. Com a presença dos profissionais, essa dificuldade é superada.
Ele complementa que a empresa mantém a política de promover atividades na área de saúde. Tanto que já participou de ações com o Sesc e o Senac, entre outros. “Ajuda a divulgar o trabalho deles e, ao mesmo tempo, nossos colaboradores são beneficiados”, elogia o gerente.
Também a encarregada de RH, Letícia Lira Vieira, falou das vantagens do serviço. Apenas na loja central são 117 colaboradores. A decisão de fazer o exame é sempre do funcionário.
HEPATITE B – DÚVIDAS MAIS COMUNS
O que é?
É uma inflamação do fígado causada pelo vírus da Hepatite B (HBV).
Como se adquire?
Transfusões de sangue foram a principal via de transmissão da doença, circunstância que se tornou rara com a obrigatória testagem laboratorial dos doadores e rigoroso controle dos bancos de sangue. Atualmente, o uso compartilhado de seringas, agulhas e outros instrumentos entre usuários de drogas, assim como relações sexuais sem preservativo (camisinha) são as formas mais frequentes de contaminação na população.
O contato acidental de sangue ou secreções corporais contaminadas pelo vírus, com mucosa ou pele com lesões também transmitem a doença.
Gestantes (grávidas) portadoras do vírus podem transmitir a doença para os bebês, sendo o momento do nascimento, seja por parto normal ou por cesariana o principal momento de risco para a transmissão.
O que se sente e como se desenvolve?
Assim como em outras hepatites, muitas pessoas não apresentam sintomas e descobrem que são portadoras do vírus, em atividade ou não, em exames de rotina. Quando presentes os sintomas ocorrem em fases agudas da doença e são semelhantes aos das hepatites em geral, se iniciando com: mal-estar generalizado, dores de cabeça e no corpo, cansaço fácil, falta de apetite e náusea e febre. Após, surgem tipicamente coloração amarelada das mucosas e da pele (icterícia), coceira no corpo, urina escura (cor de chá ou coca-cola), fezes claras (cor de massa de vidraceiro). (Fonte: abcdasaude.com.br)