Sindicato Rural alerta produtores da necessidade fazer o CAEPF
O Sindicato Rural de Paranavaí alerta os produtores rurais da necessidade de fazer o CAEPF (Cadastro de Atividade Econômica de Pessoa Física), que vai substituir o CEI (Cadastro Específico do INSS). O atual cadastro, o CEI, era apenas para os produtores registrarem seus funcionários. Já o CAEPF será necessário também para a comercialização dos produtos agrícolas. Logo todos os produtores devem fazê-lo.
Segundo o secretário-executivo do Sindicato, Dênis José Gimenez, quem já tem o CEI deve fazer a migração das informações para o CAEPF. Já os que não tinham funcionários registrados ou era regido por regime especial da Previdência Social (segurado especial), também terá que fazer o novo cadastro. “Quando o produtor for entregar a sua produção, a empresa que receber vai pedir o número do CAEPF, sem o cadastro o produtor não vai conseguir comercializar sua produção”, explicou ele.
Para fazer o novo cadastro, os associados podem procurar o Sindicato que está apto a fazê-lo. “Outras opções são os escritórios de contabilidade ou pela internet pelo site da Receita Federal, mas isso exige conhecimento para fazê-lo”, informou Gimenez.
A obrigatoriedade do CAEPF começou a valer na terça-feira, dia 15. Porém quem ainda não se cadastrou até o presente momento não há previsão de multa, más terá que se cadastrar obrigatoriamente na hora que vender seus produtos, disse o representante do Sindicato Rural.