Sindicatos mantêm negociações para acordo coletivo do comércio
Os sindicatos que representam os comerciantes (Sivapar) e os comerciários (Sindoscom) de Paranavaí e região seguem com as negociações para fechar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O documento é o resultado do acordo entre as duas categorias, para definir, entre outros pontos, índice de reajuste salarial e dias e horários de abertura das empresas.
De acordo com informações obtidas nas duas entidades sindicais, houve concordância em relação à maioria das propostas e contrapropostas apresentadas, respectivamente, pelo Sindoscom e pelo Sivapar. Alguns itens ainda estão sendo avaliados.
Entre os pontos de divergência está o percentual do reajuste salarial. A proposta inicial feita pelo Sindoscom era de 20%, com perspectiva de chegar a 10%. O Sivapar ofereceu 4,5%. Também está em discussão a abertura de supermercados em um domingo específico, no final do ano.
A negociação sobre esses aspectos da CCT se estenderá até que as duas entidades encontrem um ponto de equilíbrio. Mas, de acordo com o presidente do Sivapar, Edivaldo Cavalcante, a assinatura do documento depende somente da decisão do Sindoscom.
A Convenção Coletiva de Trabalho vigente de 2016 a 2017 teve validade até 31 de maio. Significa que desde então empregados e patrões de Paranavaí e de outros municípios da região não contam com o acordo formal para direcionar as relações trabalhistas.