Sistema de videomonitoramento está servindo de modelo para cidades da região

O sistema de videomonitoramento implantado no ano passado em Paranavaí está servindo de modelo para diversas cidades da região.
A informação é do comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Paranavaí, tenente coronel Antônio Olímpio Ramires Lima, que conta que, até o momento, pelo menos quatro cidades vizinhas – Paraíso do Norte, Nova Aliança do Ivaí, São Carlos do Ivaí e Umuarama – já adotaram o mesmo sistema de Paranavaí, que em breve também será utilizado por Maringá.
De acordo com Lima, que nesta quinta-feira (4) recebeu uma visita do prefeito em exercício, Nivaldo Mazzin, na sede do 8º BPM, o sistema de videomonitoramento de Paranavaí tem ajudado de forma muito expressiva o trabalho da Polícia Militar e, inclusive, tem funcionado como um “desestimulante” para ações de criminosos.
“Com a ajuda do sistema já fizemos inúmeras apreensões em flagrante, e apreensões de traficantes e de veículos que faziam rachas e praticavam infrações de trânsito na área central”, detalha. “Essas são as ocorrências que podemos contar. Mas além dessas temos muitas outras que não temos como contabilizar, que são os casos de pessoas que deixam de cometer uma infração de trânsito ou um crime por se sentirem acuadas com a presença das câmeras”, acrescenta.
CASA DE PNEUS – Mazzin aproveitou a visita à sede do 8º BPM para conhecer a obra da casa de pneus, que é uma edificação que imita uma residência comum, com a exceção de que todas as paredes são feitas de pneus. A casa, que tem cerca de 330 m² e deve ser inaugurada no mês de novembro, é a primeira a ser construída no interior do Paraná e será usada para treinamento de busca domiciliar e situações de confronto.