Sistema do seguro-desemprego volta a funcionar depois de oito dias parado

Depois de mais de uma semana fora do ar, o sistema de cadastramento do seguro-desemprego voltou a funcionar na Agência do Trabalhador de Paranavaí. Por causa desse tempo sem atendimento, aproximadamente 40 pedidos deixaram de ser registrados por dia. O acúmulo deverá ser normalizado na próxima semana.
A falha foi detectada em diferentes cidades brasileiras, e, só para se ter uma ideia, o número de pessoas que foram até a Agência do Trabalhador de Paranavaí nessa sexta-feira para requerer o benefício foi 50% maior do que a média diária, exatamente porque não conseguiram fazer a solicitação anteriormente.
A partir do momento em que o pedido do seguro-desemprego é registrado no sistema, são 30 dias até que o benefício seja liberado. O tempo em que o desempregado recebe o auxílio varia de três a cinco meses. Vale destacar que o prazo máximo para fazer o requerimento é de 120 após a rescisão trabalhista.
De acordo com Carlos Henrique Dias Gomes, da Agência do Trabalhador de Paranavaí, quando uma pessoa dá entrada no seguro-desemprego, pode ser encaminhada para outras vagas de trabalho, desde que o sistema identifique semelhanças entre o perfil do desempregado e as exigências feitas pelos empresários.
SERVIÇO
A Agência do Trabalhador de Paranavaí fica na Rua Marechal Cândido Rondon, 1.705. Mais informações podem ser obtidas pelo número (44) 3421-2650. O horário de atendimento para dar entrada no seguro-desemprego vai de segunda a sexta-feira, das 8 às 15h30.