Sistema integrado ao Ministério da Saúde deve acelerar ações de combate à dengue

#IMG02Mais celeridade nas ações de combate à dengue. É o que promete um sistema de informações que está sendo implantado nas secretarias municipais de saúde de toda a região Noroeste. A transmissão dos dados será feita online, diretamente para o Ministério da Saúde.
De acordo com Nilce Casado, chefe da Vigilância Sanitária da 14ª Regional de Saúde, o sistema integrado vai permitir que o governo federal articule estratégias rápidas e eficientes, tendo como base as necessidades específicas de cada região, a partir das informações repassadas pelos municípios.
O assunto vai ser tratado em uma capacitação oferecida às equipes municipais de saúde de toda a região. Foi nesta semana, na sede da 14ª Regional de Saúde, em Paranavaí, onde os profissionais aprenderam a operar o sistema de dados.
A implantação deste novo banco de informações acontece em um momento oportuno. Foi o que defendeu Walter Sordi Junior, da Divisão de Vigilância em Saúde da 14ª Regional de Saúde. A temporada de chuvas e as altas temperaturas representam condições climáticas propícias para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
COMBATE À DENGUE – Sordi Junior destacou que os municípios passam por um momento que considera preocupante politicamente. A troca de comando nas prefeituras pode gerar desmobilização do poder público, demissão de funcionários e falta de investimentos, argumentou.
Neste sentido, Nilce reforçou que os moradores têm papel fundamental nas ações de prevenção e combate à dengue. “Todos devem cuidar de seus domicílios”. Ela ressaltou que a população pode unir forças ao trabalho de fiscalização, informando as autoridades municipais sobre possíveis focos do mosquito transmissor da doença.
CASOS CONFIRMADOS – Levantamento da 14ª Regional de Saúde aponta três novos casos de dengue confirmados em municípios do Noroeste: um em Loanda e dois em São Carlos do Ivaí. Segundo Sordi Junior, nesta época do ano as notificações de casos suspeitos aumentam, e cresce também o número de pessoas com a doença.
Durante todo o ano, foram 647 notificações. 158 pessoas contraíram dengue em seus próprios municípios, enquanto 27 casos foram importados, totalizando 185 resultados positivos. Os descartados por exames laboratoriais somaram 461. Apenas um ainda está pendente.
SINTOMAS DA DOENÇA – Nilce fez um importante alerta: logo ao perceber os primeiros sintomas da doença, o paciente precisa procurar ajuda médica. Febre e dores nas articulações e no fundo dos olhos podem indicar dengue. Depois de alguns dias podem aparecer também manchas vermelhas pelo corpo.