Sistema Lavoura-Pecuária mostra que é possível eficiência e preservação
Eficiência na produção e resultados, preservando o meio ambiente. O sistema Lavoura-Pecuária mostra que a combinação é possível.
É o que defende o pesquisador Júlio Cesar Salton, um dos palestrantes do "1º Seminário Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: Viabilidade econômica de sistemas integrados de produção agropecuária". O evento foi realizado ontem pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), polo regional de Paranavaí.
Integrante da equipe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Dourados (MS), Salton abordou a sustentabilidade, reforçando que para se tornar sustentável, o sistema tem que ser eficiente na produção e oferecer mais segurança ao agricultor. Isto se dá a partir de uma produção mais constante, reduzindo a instabilidade.
Para atingir tais condições, deve se buscar, entre outros, a redução de custos e aumentos de produtividade. Argumenta Salton que a margem de lucro está cada vez mais limitada no mercado, o que exige a busca pela eficiência.
Cabe ao produtor a procura pela informação, incluindo detalhes de custos, até porque o sistema, apesar de vantajoso, exige investimento. Na região de Paranavaí é relativamente novo.
Ainda assim, há exemplos que reforçam a viabilidade da alternativa em várias localidades do país. Ele cita o Mato Grosso do Sul, onde consegue-se triplicar a produção.
A principal referência positiva é que quem entra no sistema não volta ao modelo anterior, devido aos bons resultados. O palestrante concorda que se trata de um desafio posto para as novas gerações de produtores.
As informações já existem, estão disponíveis reforça o palestrante. É importante para os profissionais a compreensão do sistema na perspectiva da integração entre os conhecimentos, o diálogo entre veterinária, agronomia, etc.
Salton cita o consórcio lavoura-pecuária e pede mais reflexão sobre a inserção das florestas. Isto porque há um custo de implantação e retorno de longo prazo (pelo menos 12 anos).
IMPORTÂNCIA DO SEMINÁRIO
O diretor técnico da Diretoria de Pesquisa do Iapar/Londrina, Tiago Pellini, falou na abertura do seminário. Destacou a importância do debate, reunindo os vários conhecimentos para o aperfeiçoamento da atividade rural nas perspectivas econômica e de meio ambiente.
O evento pode contribuir apresentando evidências científicas e as experiências já implementadas. O objetivo do Iapar é fortalecer o trabalho no sistema de integração e para tal conta com a contribuição de todos, sintetizou.
Líder do Programa de Integração Lavoura-Pecuária em Paranavaí, Kátia Fernanda Gobbi, também falou na abertura. Na visão dela, um dia de debates para mostrar a viabilidade econômica do sistema.
O Iapar realiza pesquisas com Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em diferentes regiões do Paraná, inclusive na região Noroeste do Estado, nas Estações Experimentais de Paranavaí e Xambrê.