Sisutec abre inscrição na segunda com 290 mil vagas

BRASÍLIA – A nova edição do Sisutec ofertará, a partir da próxima segunda-feira, 289.341 vagas em cursos técnicos, o que corresponde a um aumento de 20% em comparação à edição equivalente de 2013.
O sistema segue o modelo do Sisu, que reúne centenas de vagas em instituições de ensino superior. O cronograma da edição de meio do ano do sistema foi divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Ministério da Educação.
Esses cursos, com carga horária entre 800 e 1.200 horas, fazem parte do Pronatec, criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de aumentar o acesso ao ensino técnico e qualificação profissional. Essa será uma das principais bandeiras de Dilma na área de educação em sua campanha à reeleição.
As vagas são ofertadas principalmente por instituições privadas (247.888), seguidas pelo Sistema S (30.996) e instituições públicas (10.457) – todos eles são gratuitos. Há vagas em 466 municípios, distribuídos entre todos os Estados e Distrito Federal, com maior oportunidade nas áreas de logística (40.712), segurança do trabalho (29.397) e enfermagem (25.557).
"Não há taxa de inscrição ou taxa de matrícula", destacou Aléssio Trindade de Barros, secretário de educação profissional e tecnológica do MEC.
PÚBLICO PRIORITÁRIO – Como nas edições anteriores, 85% das vagas são destinadas aos estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou foram bolsistas integrais na rede privada. Esses critérios devem ser comprovados no ato da matrícula, junto à instituição escolhida.
Esses estudantes devem ainda ter feito o Enem 2013 e não ter tirado zero na redação. É possível fazer inscrição em até duas vagas.
"O Sisutec permite que aqueles estudantes que eventualmente não conseguiram ter acesso a universidades públicas pelo Sisu, ao Prouni [bolsas para o ensino superior privado] e ao financiamento estudantil tenham uma possibilidade de profissionalização. (…)Isso atende uma demanda de empresas nas mais variadas", disse o ministro Henrique Paim (Educação).
Após as primeiras chamadas, vagas remanescentes poderão ser ofertadas para quem concluiu o ensino médio, mas não tem o perfil. Esses candidatos também devem fazer inscrição on-line.