Situação econômica exige que a classe empresarial faça adaptações

Crise política, recessão econômica, redução do poder de compra. Esses e outros fatores influenciaram o comportamento dos consumidores. “Estão mais exigentes”, avalia o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Márcio Catiste.
Diferentemente do que era verificado em anos anteriores, de 2015 para cá as pessoas passaram a gastar de forma mais consciente e não mais por impulso. “Agora, é preciso estimular o consumo: tornar os preços mais atrativos, melhorar o atendimento e apresentar diferenciais”.
Em outras palavras, a versão mais exigente dos clientes aponta para a necessidade de mudanças por parte dos empresários. “As pessoas viram que esse comportamento é vantajoso. Sendo assim, os lojistas precisam começar a pensar como consumidores”, ressalta Catiste.
Para ele, a adaptação da classe empresarial ao novo cenário de consumo passa por itens diversos, tais quais a decoração da loja, a climatização do ambiente, a capacitação dos vendedores. “O cliente que não observa vantagens não faz a compra”, avalia o presidente da Aciap.
As ponderações feitas por Catiste demonstram que o comércio enfrenta dificuldades, tanto quanto outros setores da economia. Mesmo assim, o presidente da Aciap se diz otimista e vislumbra avanços. “A crise é cíclica. Acredito que entre o segundo semestre deste ano e meados de 2017 a situação esteja melhor”.
Catiste argumenta que a situação da economia local se mantém equilibrada, ainda que em nível nacional a realidade seja mais preocupante. Apesar do baixo índice de contratações, a quantidade de demissões também não é significativa em Paranavaí. “O mercado não está consumindo toda a mão de obra”.