Sobram vagas de emprego em Paranavaí
#IMG02Na tarde de ontem, a Agência do Trabalhador de Paranavaí tinha 264 vagas de empregos disponíveis. Deste total, 150 eram para a linha de produção de três indústrias da cidade. Outras 47 destinavam-se à construção civil.
Entre as três indústrias que estão disponibilizando vagas para a linha de produção está a avícola do Grupo GTFoods, que tem apostado na contratação de estrangeiros para compor o quadro de funcionários. “Falta mão de obra na região”, disse Adenilson Xavier, coordenador de Recursos Humanos da empresa.
De acordo com ele, a primeira equipe de haitianos a integrar a linha de produção foi contratada em novembro do ano passado. A previsão é de que na próxima semana um novo grupo chegue a Paranavaí para trabalhar na empresa. “São trabalhadores disciplinados e comprometidos” afirmou Xavier.
Os estrangeiros são empregados de forma legalizada, com visto para permanecer no Brasil e registro na carteira de trabalho. Dentro da empresa não há diferença entre os imigrantes e os trabalhadores brasileiros, mas Xavier garantiu que os haitianos ficam em alojamentos e recebem alimentação durante três meses. “Nós assumimos essas despesas”, reforçou.
VIDA NOVA – Wisly Setembre é um dos trabalhadores que vieram do Haiti. Ele está na empresa há seis meses e disse estar satisfeito com o salário. “Em 2010 um terremoto acabou com tudo em meu país. Então, faltava serviço para nós. Aqui, consegui emprego e tenho um bom salário”.
Setembre ainda está se adaptando ao idioma, mas por ser um dos mais antigos entre os funcionários haitianos, assumirá a função de tradutor para auxiliar na adaptação dos conterrâneos que chegarão nos próximos dias. “Estou gostando [da experiência]”, assegurou.
No Haiti, ele deixou a esposa, os pais e os irmãos. Disse que sente falta dos familiares, mas consegue ir visitá-los. Por enquanto, não tem condições financeiras de trazer os entes queridos para o Brasil, mas revelou que tem um sonho: “Gostaria que eles viessem morar aqui”.
Falta flexibilização das empresas para contratar funcionários
O gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Carlos Henrique Scarabelli, disse que a linha de produção industrial é o setor com maior disponibilidade de vagas de emprego. Na tarde de ontem, por exemplo, havia 150 oportunidades de trabalho.
Mesmo assim, empresas de outros segmentos registram a necessidade de contratar funcionários junto à Agência do Trabalhador. Na construção civil, no comércio, no vestuário. Sempre há vagas.
A dificuldade para preencher essas vagas está na falta de flexibilização das empresas. “Falta oportunidade para o primeiro emprego e muitos patrões insistem em contratar homens e não abrem espaço para mulheres”.
Em contrapartida, a maior parte dos cadastros feitos na Agência do Trabalhador é do público feminino. Scarabelli calculou uma média de seis mulheres para cada 10 candidatos que procuram postos de trabalho em Paranavaí. “As empresas precisam se adequar a esta nova realidade”, completou.