Sociedade debate construção do novo Fórum de Justiça de Paranavaí

O Fórum de Justiça da Comarca de Paranavaí está sediado em um prédio de 1974. São mais de 40 anos de história que revelam a necessidade de mudanças.
O imóvel não dispõe de equipamentos de acessibilidade, o espaço não é suficiente para abrigar todos os servidores e falta conforto para atender a população.
Essa situação motivou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, a convidar a sociedade para um debate. Em pauta, a construção de um novo prédio para o Fórum de Justiça. O encontro foi na manhã de ontem.
Representantes de diferentes entidades participaram da reunião. Advogados e agentes públicos também estiveram presentes e manifestaram apoio à ideia. Levaram em conta o fato de o Poder Judiciário ter fundamental importância para a sociedade e se colocaram à disposição para reforçar as reivindicações junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).
Na próxima terça-feira (22), um grupo seguirá para Curitiba, para uma audiência com o presidente do TJPR, Renato Braga Bettega. O objetivo da viagem é levar o anseio de toda a Comarca de Paranavaí e pedir a liberação de recursos financeiros para o início das obras.
O presidente da OAB lembrou que o terreno para levantar o prédio já existe, graças a uma doação da Administração Municipal. Será no Centro Cívico, em um terreno que também deverá abrigar as sedes da Prefeitura de Paranavaí, da Câmara de Vereadores e da Delegacia. O espaço é no Jardim Oásis, próximo à BR-376.
De acordo com o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, laudos técnicos apontaram aquele local como adequado para as obras. Com a abertura de uma nova entrada para a área urbana do município e a duplicação da rodovia, a tendência é que a região cresça e se desenvolva economicamente.
O deputado estadual Sebastião Medeiros ressaltou que não somente o Fórum de Justiça, mas também outros prédios públicos se encontram em situação precária. Por isso, enfatizou o parlamentar, “já passou do momento de termos essa construção”. Otimista, ele afirmou: “Vai se tornar uma realidade muito em breve”.
A avaliação do presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí, José Galvão, é que a situação atual é de “calamidade”. No imóvel que abriga as instalações do Poder Legislativo, há goteiras e problemas estruturais. Também faltam equipamentos de acessibilidade e existem banheiros sem possibilidade de uso.
Prefeita de Amaporã, que compõe a Comarca de Paranavaí, Terezinha Yamakawa reafirmou a necessidade de novas instalações para o Fórum de Justiça. Por isso, disse que está disposta a somar forças nesse movimento da sociedade. “Podem contar com meu apoio”.
O conselheiro estadual da OAB do Paraná Fábio Luís Franco destacou que o Fórum de Justiça funciona para atender a população, que é quem mais sente o desconforto do prédio atual. E se o papel dos agentes públicos é trabalhar em favor da sociedade, é preciso que participem da reunião programada para terça-feira e mostrem a força da comunidade da região. Assim, “todos serão beneficiados”, ponderou.