Sociedade enfrenta novos desafios, diz diretora do CMDCA de Rondon

Rondon promoveu a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.
Um evento de suma importância para identificar, debater, elaborar e promover novas diretrizes que oportunizem a implementação de políticas públicas, a fim de garantir mais resolutividade nas questões socioassistenciais, compactuando assim, para um atendimento e acolhimento digno as crianças e adolescentes do município.
Na abertura, compuseram a mesa: Rodrigo de Assumpção Araújo Azevedo, promotor, representando o Ministério Público da Comarca de Cidade Gaúcha; prefeito Ailton Valloto; a secretária de Assistência Social, Nanci Valloto; o presidente da Câmara Municipal, Edson Roberto Rocha; a presidente do CMDCA, Cleusa Maria Guelfi; a chefe da Divisão de Ação Social, Ana Camila Di Renzo; e a coordenadora do CRAS, Vanessa Maria do Amaral.
O prefeito Ailton Valloto disse que os poderes Executivo e Legislativo de Rondon caminham juntos com a população, possibilitando um espaço democrático em todas as áreas do município e que as sugestões, elogios e críticas venham beneficiar e somar para um atendimento mais humanizado a população.
O presidente da Câmara, Edson Roberto Rocha, enfatizou que o encontro reafirma o compromisso do município em propor novas ações socioassistenciais possibilitando uma reaproximação dos órgãos de apoio, objetivando a realidade local, além de buscar alternativas amparadas pelo poder público estadual e federal.
Segundo a presidente do CMDCA, Cleusa Maria Guelfi atualmente a sociedade enfrenta novos desafios educacionais e sociais principalmente no que tange o comportamento das crianças e adolescentes.
“As dificuldades observadas no ambiente escolar e dentro do contexto familiar são preocupações que devem ser analisadas principalmente na Conferência, onde são priorizadas ações educativas necessárias para o público jovem”, disse ela, que finalizou observando que “educar é um desafio e é direito de toda a sociedade”.
Para fomentar o debate e ampliar as reflexões, o promotor de Justiça, Rodrigo de Assumpção Araújo Azevedo, proferiu palestra sobre o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.
A promoção foi do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Rondon.