Socorro às famílias: entrega de telhas em casas atingidas pelo granizo no Jardim Ipê
“No primeiro momento, estamos com 9 mil telhas disponíveis, 3 mil delas adquiridas pelo município e outras 6 mil que recebemos do Governo do Estado, através da Defesa Civil. Nossas equipes não pararam no recesso do feriado, trabalhando com o levantamento das famílias que precisam ser atendidas e vistoria nas casas para mensurarmos o número de telhas necessárias”, comentou a secretária Marly Bavia.
A Defesa Civil de Paranavaí estima que pelo menos 2.200 casas tenham sido danificadas com a chuva de granizo do último dia 27 de maio.
“As famílias se cadastraram no Corpo de Bombeiros para receber as telhas, e o número aproximado de material pedido foi de 90 mil telhas. Mas agora, fazendo a entrega, já estamos vendo que a necessidade é menor. Acreditamos que com 30 mil telhas vamos conseguir atender bem a todos. A Defesa Civil Estadual, através do Coronel Castilho, foi muito solícita em nos atender com esta remessa emergencial de 6 mil telhas”, comentou o 2º Tenente César Perdoncini, comandante do Corpo de Bombeiros de Paranavaí. Ele acrescentou que há um trabalho em sistema de mutirão, junto com a Prefeitura, para começar a atender as famílias onde os danos foram mais graves.
A entrega das telhas começou na sexta-feira, pelo Distrito de Piracema, onde os ventos e granizo que acompanharam as chuvas fizeram maiores danos. O prefeito Rogério Lorenzetti acompanhou a entrega.
Neste sábado começaram as entregas no Jardim Ipê, um dos bairros com maior número de casas atingidas em Paranavaí.
Segundo a secretária de Assistência Social do município, Marly Bavia, neste primeiro momento as telhas estão sendo entregues seguindo um critério de famílias que pediram a doação e são cadastradas no Bolsa Família.
“Estamos pedindo a colaboração da população no entendimento da situação. Como não foi possível concluir o levantamento do número de telhas necessárias em toda a cidade, começamos atendendo os casos mais graves e as famílias de baixa renda, cadastradas no Bolsa Família. Muitos têm nos questionado por terem feito cadastro junto ao Corpo de Bombeiros para receber as telhas e ainda não estão sendo atendidos. Mas precisávamos adotar um critério para começar esta entrega, e estamos atendendo então esses casos primeiro”, afirmou a secretária.
Teruo Kato vai pedir ao governo mais materiais
O deputado estadual Teruo Kato acompanhou as entregas no Jardim Ipê na manhã deste sábado, acompanhado do secretário de Governo, Nivaldo Mazzin.
“Nós pedimos ao Corpo de Bombeiros uma atualização de dados para termos uma ideia do número de telhas que ainda são necessárias para ajudar a população. Através deste relatório que deve ser passado a nós na segunda-feira, vamos interceder da melhor maneira possível junto ao Governo do Estado para uma doação adicional de material”, destacou o deputado.
Para dar conta de atender a demanda, os técnicos estipularam um máximo de 25 telhas por casa. Se houver sobra, o número poderá ser ampliado para atender as famílias mais necessitadas.
Para dona Rosely de Souza Ribeiro, a doação das telhas veio em boa hora. “Estamos com um bebê recém-nascido em casa e no dia do temporal, nos abrigamos debaixo das cobertas para protegê-lo. Está fazendo bastante frio durante a noite e nosso medo é que comece a chover muito e acabe estragando móveis e roupas. Agora podemos substituir as telhas quebradas e ficarmos mais tranquilos em casa”, agradeceu ela.
Campanha de doação de telhas
Os Rotary Clubs de Paranavaí abriram nesta sexta-feira uma conta corrente para receber doações em dinheiro. Os recursos serão aplicados integralmente na aquisição de telhas, que serão doadas àquelas famílias cujo telhado de residências foi atingido pelo temporal da última segunda-feira.
A conta corrente é exclusiva para esta finalidade e o valor mínimo de doação é de R$ 10,00, preço médio de uma telha de Eternit. As doações podem ser feitas nas agências do Banco do Brasil, agência 0381-6, conta corrente 200-3 e o recebido sairá em nome de Doetelhas.