Solenidade no 8º BPM homenageou patrono da PM

Uma solenidade em homenagem ao Patrono das Polícias Militares do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, foi realizada na manhã de anteontem no 8º Batalhão de Polícia Militar de Paranavaí. Foi presidida pelo Subcomandante da unidade, Major Ademar Carlos Paschoal. Durante a solenidade foi lida a Ordem do Dia assinada pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Roberson Luiz Bondaruk.
Na Ordem do Dia o comandante descreve Tiradentes como um mártir. Fala da forma como foi executado e esquartejado. Tendo seu sangue utilizado para lavrar a certidão de que estava cumprida a sentença. Sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica e os demais restos mortais distribuídos ao longo do Caminho Novo, formado pelos lugares onde Tiradentes fizera seus discursos revolucionários.
Bondaruk destaca a origem humilde, personalidade marcante e determinada de Tiradentes. “Marcado pela valiosa chaga do combate à tirania, à injustiça e à desigualdade, permanece como referencial de comportamento probo, digno, combativo e dedicado. Por esses atributos, foi escolhido como Patrono das Polícias do Brasil”, escreveu o comandante.
A solenidade foi encerrada com um desfile militar em homenagem às autoridades. Estiveram presentes os secretários municipais de Paranavaí, José Correa Farias Filho e Eurípedes Lemes Silva; o vereador de Nova Londrina, Miguel Anziliero; o chefe da SEAB, Rui Reis de Cerqueira; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí, Claudio Miguel de Souza; o delegado da 30ª Delegacia do Serviço Militar, Tenente Airton de Mello Gonçalves; o comandante do Pelotão da Patrulha Escolar Comunitária, Tenente Ricardo Antônio Braz; Sargento Fábio Barbosa Cavalcanti, do Tiro de Guerra de Paranavaí, além do diretor do Diário do Noroeste, jornalista Euclides Bogoni.