Solenidade no TG marcou comemorações do Dia do Soldado

Na última terça-feira, o Tiro de Guerra de Paranavaí realizou uma solenidade alusiva ao Dia do Soldado, comemorado oficialmente neste dia 25 de agosto. A cerimônia foi acompanhada pelo prefeito Rogério Lorenzetti e pelo secretário municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, capitão Airton de Melo Gonçalves.
“Sem dúvida, o Exército é uma escola de cidadania e vida. Além da disciplina, as pessoas que por aqui passam, são formadas para o bem, com instruções de vida para que sejam boas pessoas. É um trabalho de extrema importância e que precisa ser valorizado. Ser soldado precisa ser uma honra para cada jovem rapaz em nossa cidade”, destacou Lorenzetti.
Na cerimônia, os atiradores do TG ouviram a Ordem do Dia, redigida pelo comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Dias da Costa Vilas Boas. No documento, o general ressaltou que “o Exército busca não perder o foco nos Recursos Humanos – seus soldados. São o diferencial de qualquer Força Armada. Para isso, temos investido em educação para produzir efeitos duradouros, e em capacitação para desenvolver habilidades específicas. Com essa juventude, que já vem com o chip do talento desbloqueado de fábrica, essas tarefas ficam facilitadas. E ainda, preservamos tradições e fortalecemos valores – alma de qualquer Exército”.
O orgulho de estar incorporado ao Exército também foi apontado pelo chefe de Instrução do TG, sargento Fonseca. “Atiradores da turma de 2016: hoje vocês deixam de ser recrutas e tornam-se atiradores. Após 25 anos de caserna, ainda hoje lembro da minha formatura de juramento à bandeira. Esse é um momento que ficara gravado na memória. Levem o juramento para o seu dia a dia e defendam o Exército, o município e o Brasil em todas as ocasiões e pelo resto de suas vidas. Honrem o compromisso que hoje assumiram perante a bandeira nacional, defendam nosso país contra as ameaças internas e externas, orgulhem seus pais, sejam exemplo para seus filhos e referência para seus pares. Se hoje tremula esse pano sagrado é graças ao sangue e suor dos soldados que os antecederam. Se hoje vocês têm liberdade de ir e vir, é graças aos soldados que deram suas vidas para que tivéssemos isso”, finalizou.