“Somos uma instituição democrática, promotora dos direitos humanos”
“Somos uma instituição democrática, promotora dos direitos humanos, representada pelas mais diversas nuances sociais em nossos quadros, e que ao longo de seus 164 anos, sempre contribuiu e continua contribuindo, de maneira ininterrupta, com a justiça por meio da lei para a manutenção da paz e da ordem”.
Este trecho é um dos destaques da Ordem do Dia emitida pela comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, em comemoração ao aniversário da Polícia Militar do Paraná (164 anos completados ontem).
Para marcar a data, o 8º Batalhão de Paranavaí promoveu solenidade, reunindo autoridades e lideranças na sede da unidade. Neste evento foi apresentada a Ordem do Dia da comandante. Audilene falou ainda da evolução da PM durante a história, ampliando as suas atribuições e, portanto, sua atuação.
Ela citou os múltiplos deveres da corporação e o desprendimento para defender a sociedade, ainda que arriscando a própria segurança. Por fim, uma mensagem de confiança no trabalho de toda a PM, parabenizando pelo aniversário de 164 anos.
PARANAVAÍ – O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal, recebeu os convidados e a comunidade para a celebração. Destacou o empenho da equipe e suas ações em toda a região.
O Coral Sicoob Noroeste interpretou o Hino Nacional Brasileiro na abertura do evento. O grupo é constituído por colaboradores da cooperativa, associados e familiares, sob a regência de Ester Back.
Estudantes do Colégio Sílvio Vidal, além dos vários segmentos da comunidade, prestigiaram a comemoração. O pastor Arão Pires de Alencar Antão, da Igreja Presbiteriana, fez uma oração e aproveitou para parabenizar a PM pelo trabalho em prol da comunidade.
HOMENAGENS – Nesta solenidade policiais militares receberam medalhas de prata e de bronze, respectivamente por 20 e 10 anos de serviço ativo. Criada pela lei 1948 de 20 de março de 1920 e atualizada pela lei 7776 de 13 de dezembro de 1983, a Medalha Policial Militar destina-se a recompensar os bons serviços prestados por oficiais e praças da Polícia Militar do Paraná.
Quando completa 30 anos de serviço ativo, o militar recebe a medalha de ouro.
No evento desta sexta-feira receberam a medalha de prata o capitão Ricardo Antônio Braz e os soldados Marco Antônio da Silva, Marcio Antônio dos Santos, Paulo Sérgio dos Santos e Sérgio Dias. A soldado Juliana Cristina Ratiguieri recebeu a medalha de bronze.
Ainda como parte das comemorações de 164 anos, haverá no domingo, dia 19, uma missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Jardim Ipê, às 9 horas. No último dia 5 houve culto na Igreja Presbiteriana, também para marcar o aniversário da PMPR.