Spap promove feira de adoção de filhotes

A Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (Spap) promoveu neste sábado mais uma feira de adoção. Cães e gatos, na maioria filhotes, à espera de quem os levasse para casa.
De acordo com o presidente da Spap, Guilherme Amorim Silveira, os animais são abandonados pela própria comunidade. “As pessoas nos procuram para se desfazer do animal.”
Ele explicou que existe uma tentativa de conscientizar sobre a importância de continuar com os bichos, mas, se mesmo assim as pessoas não os quiserem, a Spap faz o acolhimento.
O presidente disse que para adotar é preciso ter mais de 18 anos e apresentar documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço residencial. Além disso, é necessário “ter ciência das responsabilidades que terá e dar muito amor e carinho aos peludinhos”.
Quem decide ser um tutor deve saber que os animais requerem cuidados que envolvem gastos. Também precisa ter em mente que se trata de “um ser vivo, que tem suas necessidades. Gato e cachorro não são brinquedos”.
Silveira apontou características de cada animal. “Gatos são mais autônomos, precisam de pouca atenção e cuidados e possuem menor custo. Em contrapartida, não são recomendados a pessoas alérgicas.”
Já os cachorros, “precisam de mais atenção e cuidados, têm custo maior, mas são mais amigos e parceiros. São ótimos ‘recepcionadores’, soltam menos pelos e defendem o dono e o lar”.
Na avaliação do presidente da Spap, “observando isso, a pessoa consegue tomar uma decisão mais consciente e condizente com sua realidade, tornando a adoção mais suscetível ao sucesso”.