Substitutos de médicos cubanos devem começar a atender em 20 dias
Depois da polêmica decisão de Cuba abandonar o programa Mais Médicos, Paranavaí viu a iminente perda de seis médicos na rede de atendimento.
Os cubanos realizaram ontem seu último dia de atendimento, porém, com o novo edital de convocação do Ministério da Saúde, a cidade já tem os substitutos. Porém, os novos profissionais só começam a atender no próximo mês, informou a secretária de Saúde, Andréia Vilar.
De acordo com a secretária, nesta terça-feira os médicos cubanos começam a deixar a cidade. “Infelizmente, teremos um período de tempo desfalcados de seis médicos. A boa notícia é que já temos essas vagas preenchidas por conta do edital do Ministério da Saúde. Tivemos muitos médicos querendo trabalhar em Paranavaí, mas são apenas seis vagas. A partir de dezembro, teremos tudo regularizado”, disse a secretária.
A Secretaria de Saúde aguarda um documento oficial do Ministério da Saúde com a lista de médicos designados para a cidade de Paranavaí.
“Alguns deles, que já têm situação definida, entraram em contato conosco, mas ainda não podemos colocá-los para trabalhar. A expectativa é que os atendimentos com esses seis novos médicos comecem a partir da segunda metade de dezembro, mas é apenas uma previsão”, afirmou a secretária Andréia Vilar.
A reposição dos médicos era um assunto tratado pela secretaria desde o anúncio da quebra do contrato por parte de Cuba. Foi estudado uma contratação emergencial, porém, o grande problema seria o tempo.
“Se fizéssemos contratação emergencial, demoraria muito para ter os médicos trabalhando. Ficaríamos muito tempo sem atendimento. Esse edital do Ministério da Saúde ajudou não só Paranavaí, como todos os municípios do Brasil. Em breve, voltaremos a ter o nosso quadro de médicos do município completo”, finalizou a secretária.