Super Muffato é a primeira rede de varejo a lançar o self-checkout no Brasil
O sistema de autoatendimento permite que o consumidor realize sozinho todos os passos de uma compra, tais como pesar o produto, conferir o preço, efetuar o pagamento e receber o comprovante, evitando as filas dos horários de pico.
No Super Muffato essas operações são realizadas de forma simples e rápida pelo cliente que, além dos caixas tradicionais, conta com mais quatro Autocaixas – nome escolhido pela direção para designar o sistema de self-checkout nas lojas do Grupo.
Segundo o diretor do Grupo, Everton Muffato, os estudos para a implantação do self-checkout começaram há dois anos e foram realizados inúmeros testes e adequações para que a tecnologia se adaptasse às especificações do varejo brasileiro.
“Toda a nossa equipe de TI se mobilizou para que pudéssemos transformar esse projeto em uma realidade, levando aos nossos clientes o que há de mais moderno e inovador no mundo em termos de agilidade e praticidade no atendimento”, conta.
Para Muffato, a tecnologia inédita no Brasil marca o início de uma nova era no relacionamento das empresas de varejo com o consumidor final. “Não se trata apenas da oferta de mais um benefício ao cliente, mas sim de uma mudança na forma com que ele se comporta na hora de concluir uma compra, passando de expectador para agente de todo o processo”, explica.
De acordo com dados fornecidos pela RMS, empresa que desenvolveu toda a tecnologia do self-checkout implantado pelo Super Muffato, 98% dos usuários do sistema consideraram sua operação extremamente fácil e 99% deles garantiram que vão continuar usando o serviço.
“Nosso trabalho é inovar em soluções que facilitem as operações de nossos clientes e, consequentemente, beneficiem também os consumidores finais, que valorizam cada vez mais serviços ágeis, que priorizem a comodidade e a praticidade”, afirma o diretor da Unidade Fujitsu da RMS, Cláudio Reina.
Benefícios adicionais
A instalação dos autocaixas no Super Muffato não traz benefícios apenas para os clientes, que ganham mais agilidade e facilidade na finalização das compras, mas também proporciona oportunidades maiores aos operadores de caixa que receberam treinamento específico para dominar o novo sistema. Seis deles foram selecionados para realizar o trabalho de supervisão e orientação aos clientes que vão utilizar o self-checkout, abrindo vaga para a contratação de outros seis novos funcionários nessa loja. “Não abrimos mão de manter a nossa filosofia de valorização dos recursos humanos e por isso investimos cada vez mais na qualificação de nossos profissionais”, esclarece o diretor Everton Muffato.
Ainda de acordo com Muffato, como os autocaixas ocupam menos espaço físico nas lojas, será possível ampliar ainda mais o número de checkouts disponíveis aos clientes, que podem optar pelo sistema tradicional ou pelo autoatendimento, conforme suas necessidades. A expectativa do Grupo é implantar no primeiro trimestre do ano que vem novas unidades do self-checkout em Londrina.