Supermercados funcionam amanhã em Paranavaí

Amanhã, Dia das Crianças e feriado nacional da Padroeira do Brasil (Nossa Senhora Aparecida) haverá atendimento nos supermercados de Paranavaí e da região. O expediente será das 8h às 18h.
Ao contrário do feriado anterior (7 de setembro) não haverá compensação na segunda-feira seguinte. Os estabelecimentos não terão expediente apenas no domingo, dia 13, e abrem as portas normalmente na segunda, dia 14.
O acordo foi assinado ontem, válido para Paranavaí e 22 cidades da região, abrangidas pelas representações sindicais. Estão contemplados pelo acordo os supermercados, hipermercados, mercados e minimercados.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Jeferson Cardoso da Silva, cita três pontos centrais do acordo. Para abrir neste sábado, o estabelecimento pode pagar 100% de hora extra ou conceder folga de um dia até o final do mês de outubro. Será concedido abono de R$ 40,00 para o funcionário, acrescidos aos vencimentos do mês, sem incorporação ao salário.
Os estabelecimentos também deverão fornecer alimentação gratuita aos funcionários ou liberá-los para almoçar, com intervalo de duas horas.  
Cardoso da Silva pede que as empresas cumpram os termos do acordo. Isso porque uma das cláusulas prevê multa para quem desrespeitar o aditivo. Serão R$ 926,00 de multa por empregado prejudicado.  
O entendimento entre o Sindoscom – Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí – e Sindicato do Comércio Varejista – foi fechado após longa reunião, iniciada por volta das 10 horas e concluída por volta das 13 horas.
Com o novo acordo, Paranavaí seguirá o formato aplicado em cidades polos, dentre as quais, Maringá, que também fará expediente nos supermercados amanhã, apesar do feriado da Padroeira.
A presidente do Sindoscom, Elizabete Madrona, analisa que o entendimento é mais um esforço para que o setor obtenha boas vendas. Conforme destacou, o sábado é uma data expressiva para os supermercados. Por fim, avalia que a saúde da empresa gera tranquilidade também para o trabalhador.
Além de Paranavaí, também estão contemplados pelo acordo os municípios: Alto Paraná, Amaporã, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Itaúna do Sul, Loanda, Marilena, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara e Terra Rica.

NO DIA DE FINADOS NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE
O acordo que garantiu o expediente dos supermercados amanhã, também veda a possibilidade de atender no dia 2 de novembro (Finados), que cai em um sábado. Pelo acordo, os supermercados deverão permanecer fechados nesta data, sem trabalho interno, nem descarga de mercadorias.
A regra vale inclusive para os detentores de cargo de confiança em todos os municípios da base territorial. Com isso, os supermercados vão atender normalmente no dia 1º de novembro e retornam apenas no dia 4, segunda-feira.