Tablets possibilitam aprendizado dinâmico nas salas de aula

Depois de um mês da implantação dos tablets nas salas de aula (5º ano da rede municipal de ensino), já é possível avaliar o impacto no aprendizado dos alunos, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranavaí.
“As aulas se tornaram mais dinâmicas e o momento do uso do tablet é esperado com ansiedade pelos alunos. Eles têm desenvolvido um nível de responsabilidade muito maior porque cada vez que levam o equipamento para casa, sabem que precisam cuidar, zelar, para poderem continuar usando esta ferramenta tão preciosa, que tem tornado as aulas mais dinâmicas, interativas e prazerosas”, avalia a diretora da Escola Hermeto Botelho, Emília Garcia.
No total, 1.100 tablets foram entregues aos alunos, professores e equipes pedagógicas de todas as escolas municipais no dia 22 de maio. A Prefeitura investiu mais de R$ 300 mil na aquisição destes equipamentos, visando fornecer ensino de qualidade com novas tecnologias.
Os tablets têm tela sensível ao toque, câmera embutida, pesa menos de 400 gramas, facilitando o transporte, acesso à internet via WIFI e 3G, bateria de alta duração e aplicativos educacionais.
“O ensino fica mais fácil, já que eles conseguem visualizar no tablet coisas que só no papel às vezes ficava sem compreensão. Eu dou aula de matemática e preparei aulas interativas sobre formas geométricas, que era um dos pontos mais difíceis de ensinar. No tablet eles conseguem ver as figuras em 3D, manusear de um lado pro outro, e conseguem aprender mais rápido. Além disso, criamos um blog com endereço exclusivo da escola, onde lançamos o conteúdo e eles podem acessar em casa para fazer as atividades. Para nós, professores, ter essa ferramenta nas mãos para preparar aulas mais estimulantes, faz toda diferença”, explica a professora Nilcea Fantuci.
As crianças também aprovam o uso do equipamento, tanto em sala de aula como em casa. Para Lara Back, o tablet ainda é uma novidade. “Vi um tablet pela primeira vez aqui na escola. Mas agora já estou aprendendo a usar. Já sei tirar fotos, acessar os jogos educacionais. É muito legal”.
O amigo de turma, Natan, diz que o aparelho ajuda muito nas pesquisas para a escola. “Eu consigo fazer os meus trabalhos de casa bem mais rápido, porque posso pesquisar os assuntos na internet. Além disso, no tablet fica tudo mais interessante, mais fácil de visualizar, de entender alguns conteúdos”.
“A gente pode estudar e se divertir, tirar fotos, acessar jogos bem legais que além de tudo são educacionais e a gente aprende brincando. Estou gostando muito de usar o tablet na escola e em casa”, conta Camily Vasconcelos.
A educação digital é mais um compromisso do prefeito Rogério Lorenzetti sendo cumprido, colocando Paranavaí como uma das primeiras do país a distribuir os equipamentos aos alunos do ensino fundamental.