“Tablets vão contribuir para a prática pedagógica”, diz professora

"Hoje o município dá mais um passo importante na história da educação. Nós vivemos a era da informação, onde as crianças têm acesso à tecnologia desde muito pequenas. E nós, professores, temos que buscar a cada dia recursos para tornar o processo de aprendizagem interessante e atrativo. Os tablets que recebemos hoje vão contribuir positivamente para a nossa prática pedagógica. É uma ferramenta que vai nos ajudar a ampliar nossos conhecimentos e motivar nossos alunos a desenvolver pesquisar e fazer uma análise crítica das informações”, afirmou a professora Edna Regina Cruz.
Ela falou em nome de todas as professoras durante a entrega de mais de 450 tablets para os profissionais da rede municipal de ensino de Paranavaí.
“Quando uma administração pública se preocupa com educação de qualidade, ela busca continuamente contribuir para a formação de cidadãos informados, conscientes e atuantes. Por isso, só temos a agradecer à administração municipal por mais esta conquista para a Educação de Paranavaí”, discursou a professora Edna Regina Cruz.
A educação digital é mais um compromisso que está sendo cumprido pela administração municipal. Depois de distribuir 1.100 tablets aos alunos, professores e equipe pedagógica dos 5ºs anos, agora a Prefeitura distribuiu 456 tablets para os demais professores, agentes de apoio educacional, orientadores educacionais, atendentes de creches, servidores pedagógicos e diretoras da rede municipal de ensino.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura e representam um investimento de aproximadamente R$ 200 mil.
Na avaliação do prefeito Rogério Lorenzetti, a Educação em Paranavaí vem fazendo avanços gradativos. “Se olharmos no retrovisor, é possível fazer uma análise de como estava a Educação antes de 2009 e como está agora, nestes cinco anos de administração. São melhorias na qualificação profissional, estrutura das escolas e creches, materiais de apoio, e até mesmo melhorias salariais. Uma distribuição de centenas de aparelhos tecnológicos como estes tablets, aconteceu em poucos lugares do país até agora. Isso demonstra que estamos crescendo e estamos à frente da maioria dos municípios brasileiros no nível educacional”, ponderou.
Ao lado da primeira-dama Cristina Lorenzetti, o prefeito destacou ainda que “só há uma maneira de mudar a realidade das pessoas para melhor: através do conhecimento. É com uma preparação educacional no início da vida que formamos pessoas qualificadas, profissionais exemplares. E estas pessoas vão sair hoje das escolas que têm nota 6,2 no IDEB, que têm altíssimo índice de alfabetização nas séries iniciais, que têm tablets nas salas de aula. Estou muito feliz de poder comemorar com toda a equipe uma cidade com novas perspectivas para sua população, e que trilha um caminho rumo a um futuro brilhante”.
Para a secretária Aparecida Gonçalves, “uma Educação Nota 10 não se faz só de palavras, mas de ações concretas. O que a administração municipal faz hoje com a entrega desses tablets é proporcionar uma educação moderna, tanto para os nossos alunos como para os profissionais da Educação. Hoje o professor não pode viver alheio à tecnologia, e os tablets em sala de aula vão servir também como troca de experiências com os alunos, pois eles nos dão aula na utilização desses equipamentos”.
Além da conquista dos tablets, a secretária de Educação anunciou ainda obras importantes para as escolas, como a reforma da Escola Hermeto Botelho, que terá início na próxima semana; a reforma da Escola Elza Caselli, prevista para iniciar em até 30 dias; a reforma da Escola Neuza Braga, que já está em fase de licitação; e a construção da quadra poliesportiva coberta da Escola Elza Caselli, que está na fase final de licitação e nas próximas semanas já deve receber autorização para o início das obras.