Tamires sonha em disputar campeonato mundial

Tudo foi muito rápido na vida da atleta paranavaiense Tamires Santana. Aos 12 anos começou no atletismo, praticando lançamento de dardo e 30 dias depois estava participando de competições estaduais e até de um campeonato brasileiro.
Um ano depois, então com 13 anos, Tamires carimbava pela primeira vez seu passaporte em uma viagem internacional.
Hoje com 16 anos, Tamires continua sua trajetória esportiva e sonha com voos mais altos. Nem mesmo a falta de estrutura da pista de atletismo de Paranavaí tira seu foco.
Para o ano de 2015 pretende conseguir a vaga para disputar o campeonato mundial e para chegar lá segue a rotina de treinos, e de vencer competições, como foi nos últimos Jogos da Juventude, em São José dos Pinhais – ele quebrou o recorde dos jogos no lançamento do martelo.
TRAJETÓRIA – Tamires lembra que sua preferência sempre foi pelo futebol, porém, aos 12 anos, por indicação da professora de Educação Física, foi até a pista de atletismo e teve o primeiro contato com esse esporte. Nessa época, o professor Aguinaldo Souza dos Santos percebeu nela o potencial para o lançamento de dardo.
Depois, o técnico Ademir Nicola Francisco (Mimi) começou a lhe repassar os ensinamentos e o talento da atleta foi lapidado. Hoje o histórico em competições lhe credencia a ser considerada uma das melhores na categoria A (15 a 17 anos).
Em quatro anos, a atleta disse que já acumulou dezenas de medalhas. “Nunca contei, mas tenho bastante guardadas em uma caixa lá em casa. Todas são frutos de competições que representei Paranavaí, o estado do Paraná e até o Brasil”, afirmou a atleta.
FUTURO – Para a atleta, 2015 será o último na categoria A. Ela acredita que finalmente conseguirá atingir o sonho de participar do campeonato mundial. Depois, passará para a categoria profissional.
Ao contrário de muitos companheiros, ela não pretende ir embora da cidade em busca de melhores condições de treinamentos. “Aqui eu tenho o professor Mimi, que é o melhor técnico do Brasil. Só me falta condições adequadas e estrutura física para o treinamento”, disse Tamires.
Ela ainda sonha com o fato de Paranavaí ter ainda uma pista com ótima estrutura, porém, ela sabe que é uma realidade distante.
Nos quatro anos que treina, Tamires disse que inúmeras vezes viu políticos com projetos que nunca saíram do papel.
ESPERANÇA – Além de conhecer novas culturas através de suas viagens para competir, a atleta lembra que o esporte mudou sua filosofia de vida. Sem praticar esportes, chegou a reprovar de ano na escola.
“Antes eu pensava diferente e tinha companhias que não eram ideais. Provavelmente minha vida teria outra história se não fosse o atletismo. Hoje valorizo a família e dou valor aos bons amigos”, comentou Tamires.
A jovem sonha em fazer uma faculdade e o curso de Educação Física já está praticamente descartado. Atualmente ela faz o Ensino Médio integrado no Instituto Federal do Paraná (IFPR).
RECORDE – O último bom resultado da atleta foi na disputa dos Jogos da Juventude do Paraná. Lá estiveram mais de 250 atletas representando 36 municípios. A competição foi em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
Tamires conseguiu quebrar o recorde dos Jogos da Juventude do Paraná ao arremessar o dardo à distancia de 46,26m. A melhor marca obtida pela atleta foi superior a 48 metros e foi atingida há dois anos em uma competição nacional.