TCE aponta falhas na compra e na distribuição de medicamentos
Auditorias sociais realizadas por técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) apontaram falhas no controle de estoque de medicamentos na Secretaria de Saúde de Paranavaí. A avaliação abrangeu a compra e a distribuição de remédios em 2011 e nos dois primeiros meses de 2012.
O trabalho do TCE-PR foi feito em parceria com acadêmicos e professores da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Unespar/Fafipa). Depois de analisado, o Relatório de Inspeção foi aprovado na sessão de 2 de julho da Primeira Câmara do TCE. A administração municipal pode recorrer da decisão.
O relatório do TCE apontou quatro irregularidades: falta de controle do estoque, atualização com atraso do Mural de Licitações do TCE em relação às informações sobre as compras de medicamentos realizadas pela Prefeitura, além de atraso e falhas no envio de dados dessas compras ao Sistema de Informações Municipais (SIM) do Tribunal.
Diretora da Secretaria de Saúde, Selma Weber disse que um dos problemas apontados pela avaliação era a falta de um sistema informatizado para o controle de estoque de medicamentos. Segundo ela, a falha já foi resolvida. A Farmácia Básica, a farmácia do Pronto Atendimento e as Unidades Básicas de Saúde já estão informatizadas.
O controlador geral da Prefeitura de Paranavaí, Carlos Alberto Vieira, afirmou: “Vamos tentar reverter a situação e recorrer da decisão”.
Segundo ele, outras falhas apontadas pela auditoria também já foram resolvidas, tais como a atualização com atraso do Mural de Licitações do TCE-PR e problemas no envio de dados das compras ao Sistema de Informações Municipais do Tribunal.
O trabalho do TCE-PR foi feito em parceria com acadêmicos e professores da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Unespar/Fafipa). Depois de analisado, o Relatório de Inspeção foi aprovado na sessão de 2 de julho da Primeira Câmara do TCE. A administração municipal pode recorrer da decisão.
O relatório do TCE apontou quatro irregularidades: falta de controle do estoque, atualização com atraso do Mural de Licitações do TCE em relação às informações sobre as compras de medicamentos realizadas pela Prefeitura, além de atraso e falhas no envio de dados dessas compras ao Sistema de Informações Municipais (SIM) do Tribunal.
Diretora da Secretaria de Saúde, Selma Weber disse que um dos problemas apontados pela avaliação era a falta de um sistema informatizado para o controle de estoque de medicamentos. Segundo ela, a falha já foi resolvida. A Farmácia Básica, a farmácia do Pronto Atendimento e as Unidades Básicas de Saúde já estão informatizadas.
O controlador geral da Prefeitura de Paranavaí, Carlos Alberto Vieira, afirmou: “Vamos tentar reverter a situação e recorrer da decisão”.
Segundo ele, outras falhas apontadas pela auditoria também já foram resolvidas, tais como a atualização com atraso do Mural de Licitações do TCE-PR e problemas no envio de dados das compras ao Sistema de Informações Municipais do Tribunal.