Técnico da Codapar cobra mais agilidade na readequação de estradas

Prefeitos de seis cidades da região (Paranavaí, Mirador, Amaporã, São João do Caiuá, Tamboara e Presidente Castelo Branco) participaram, ontem, de mais uma reunião de trabalho do Consórcio Intermunicipal Caiuá – Ambiental (CICA).
O encontro aconteceu no gabinete do prefeito Rogério Lorenzetti, onde as autoridades, juntamente com os técnicos da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) fizeram um balanço sobre a utilização da Patrulha do Campo nas estradas da região.
O gerente regional da Codapar, Adilson Demitto, elogiou a qualidade do serviço de readequação que está sendo realizado nos municípios por onde a Patrulha já passou e aproveitou para cobrar mais agilidade nos trabalhos. Segundo ele, é possível melhorar a eficiência da patrulha com iniciativas que estão ao alcance das prefeituras.
A Patrulha do Campo que está atuando nos municípios do CICA já recuperou 16 km de estradas rurais em Cruzeiro do Sul, 5,5 km em São Carlos do Ivaí e está agora recuperando 12 km de estradas em Alto Paraná. O próximo município do Consórcio a receber a Patrulha será Paranavaí.
“Seremos o próximo município a receber a patrulha e a nossa missão será recuperar o tempo perdido. Para isso, vamos incluir as equipes do município no circuito para que possamos otimizar o trabalho da Patrulha”, afirmou Lorenzetti. “As estradas rurais são importantes para todos os municípios porque ajudam no nosso desenvolvimento regional e nosso trabalho é fazer com que elas estejam bem conservadas para permitir o fluxo de veículos responsáveis pelo escoamento da produção e pelo transporte de pessoas, inclusive estudantes”, arrematou.
O PROGRAMA – A Patrulha do Campo, que está sendo utilizada para readequação e melhorias nas estradas rurais do Noroeste, é composta por um caminhão comboio, uma escavadeira hidráulica, um trator de esteira, uma motoniveladora, uma pá-carregadeira, um rolo compactador, cinco caminhões basculantes, uma pick-up para uso de um profissional técnico e uma carreta para transporte dos equipamentos.
As Prefeituras são responsáveis pelo pagamento da mão de obra (operadores de máquina) e do combustível.
CASTELO BRANCO – Durante a reunião, as autoridades aprovaram por unanimidade a entrada do município de Presidente Castelo Branco, o 11º a integrar o Consórcio. Ele estava representado pela prefeita Gisele Faccin.
Segundo o secretário executivo do Cica, João Marques, Paranavaí tem recebido, nos últimos meses, a visita de representantes de diversos municípios da região interessados em aderir ao Consórcio Intermunicipal Caiuá – Ambiental (Cica) com o objetivo de regularizar a situação do descarte de resíduos sólidos e cumprir com a Lei Nacional 12.305. Pela Lei, após agosto de 2014 o Brasil não poderá mais ter lixões, que serão substituídos pelos aterros sanitários. Além disso, os resíduos recicláveis não poderão ser enviados para os aterros sanitários e os municípios que desrespeitarem a norma podem ser multados.
Marques lembra que o Consórcio deve ser pensado como uma ferramenta para o desenvolvimento social, e por isso não pode limitar suas ações apenas na área do lixo e da readequação de estradas. Uma proposta apresentada durante a reunião desta quinta-feira por representantes do Cetem (Centro Tecnológico da Mandioca) e Sindicato Rural Patronal, quer buscar o apoio dos municípios para ampliar projetos de pesquisas na cultura da mandioca. O assunto voltará a ser discutido em breve pelas autoridades.