Técnicos da região recebem treinamento para combater animais peçonhentos

Os escorpiões amarelos são responsáveis por mais de 80% dos óbitos provocados por animais peçonhentos em crianças brasileiras, mais suscetíveis ao veneno. Entre os adultos, os efeitos da picada do aracnídeo são menores, mas o veneno pode causar sequelas.
Se em âmbito nacional existe preocupação em relação ao controle populacional de escorpiões, na região da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) a inquietação das autoridades ganha moldes de política pública.
A explicação está nos números registrados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa): o Extremo-Noroeste é a região com o segundo maior índice de acidentes com escorpiões em todo o Paraná. Desde 2006, já foram 948 vítimas, ou seja, mais da metade dos casos de pessoas atacadas por animais peçonhentos (1.626).
“A região tem um histórico de longa data de acidentes com escorpiões amarelos”, avaliou o biólogo Emanuel Marques da Silva, da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Sesa. Ele está em Paranavaí para capacitar técnicos da região para os trabalhos de busca ativa, registro e abate dos aracnídeos.
O treinamento de uma semana também inclui ações de prevenção de acidentes e controle de outros animais peçonhentos, entre os quais, serpentes, aranhas, lagartas, abelhas e animais aquáticos.
A partir das instruções recebidas pelos funcionários que trabalham no controle de zoonoses nos municípios da região estarão preparados para instruir os moradores sobre o que deve ser feito para evitar acidentes. “O principal é manter o quintal de casa organizado. Animais peçonhentos se escondem no meio de entulhos”, informou Silva.
OUTROS ANIMAIS – Se o escorpião amarelo causa preocupação, outros animais também merecem atenção. É o caso das abelhas, que desde 2006 já fizeram 293 vítimas na região de cobertura da 14ª Regional de Saúde. Em todo o Paraná, elas aparecem como principais causadoras de óbitos entre os peçonhentos.
As serpentes foram responsáveis por 110 vítimas em toda a região. As aranhas, 180. Lagartas, 41. Outros peçonhentos provocaram mais 41 acidentes desde 2006.
O maior número de ocorrências está em Loanda, com um total de 333 casos, sendo que 314 foram picadas de escorpião amarelo. Paranavaí aparece como segundo município com mais acidentes provocados por animais peçonhentos, totalizando 233 casos – 122 ataques de escorpião amarelo.