Técnicos e produtores vão conhecer as boas práticas para a cultura da mandioca

Será realizado no próximo dia 10, em Paranavaí, o Seminário Tecnologias para a Produção de Mandioca – Baseadas em Boas Práticas. O objetivo é capacitar técnicos e produtores em técnicas recomendadas para a cultura da mandioca.
O evento será das 8 às 17h30 e é gratuito. Pela manhã, será desenvolvido no auditório do Sindicato Rural de Paranavaí. E à tarde haverá um Dia de Campo, na Fazenda Maria Luiza, em Tamboara.
Segundo Claodemir Grolli, do Centro Tecnológico da Mandioca (Cetem) e um dos organizadores, a mandioca é uma cultura de grande importância econômica e social, pois gera emprego e renda.
“Em nossa região, devido às características do solo e a dimensão das lavouras alguns problemas de manejo se acentuam. Com o Seminário, pretendemos atualizar e capacitar técnicos e produtores para a adoção de boas práticas para a cultura da mandioca, no sentido de melhor encaminhar soluções para os problemas”, disse Grolli.
Além de técnicos e produtores, o Seminário é aberto a industriais, estudantes, professores, pesquisadores e agentes de assistência técnica de instituições governamentais e não governamentais.
Na programação da manhã estão previstas palestras sobre manejo integrado de insetos/praga, manejo integrado de plantas daninhas, características físicas do solo Arenito Caiuá e seu manejo e manejo conservacionista do solo: experiência do plantio direto.
À tarde, no Dia de Campo serão abordadas a avaliação e amostragem de insetos/praga, avaliações de perfis do solo em três sistemas de plantio, plantio direto: aspectos de mecanização e práticas culturais e controle integrado de plantas daninhas na prática.
O Seminário é uma realização do Centro Tecnológico da Mandioca (Cetem) e da Embrapa Mandioca e Fruticultura. São parceiros: Sindicato Rural de Paranavaí, Podium Alimentos, Unioeste, Iapar, Emater e ABAM (Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca).
As inscrições são limitadas e podem ser feitas no Sindicato Rural ou por telefone (44) 3423-4848 com Claodemir ou Terezinha.