Tem início o Festival da Primavera da SPDC
Começa hoje e vai até 8 de setembro a 23ª edição do Festival da Primavera, uma realização da Sociedade Paranavaiense de Desporto e Cultura (SPDC). Com atividades artísticas e culturais, a festa exalta as tradições milenares e a culinária japonesa.
O presidente da SPDC, Osmar Kawanishi, disse que a expectativa é receber entre 800 e 900 visitantes diariamente. A entrada será gratuita em todos os dias, mas o estacionamento na área interna do clube será cobrado, com o dinheiro revertido para o Provopar.
A programação do Festival da Primavera inclui a Cerimônia da Prosperidade, show de prêmios, música e dança. O premiado grupo Kotobuki Taiko, de Paranavaí, marcará presença no evento. Um grupo de aikido de Londrina também se apresentará.
Quem for à festa poderá conferir, ainda, exposições de ikebana (que é a montagem de plantas naturais para decoração) e origami (dobradura de papéis), além da tanabata (consiste em transcrever o desejo em um papel e pendurar na chamada árvore da felicidade).
Outras atrações: exposições de flores, matsuri dance, karaokê e lojas de conveniência com artigos orientais e bijuterias. Também haverá atrativos para o público infantil. Na tarde de ontem, a equipe trabalhava na organização do espaço para a festa.
CULINÁRIA – Durante o Festival da Primavera, os visitantes terão a chance de saborear diferentes pratos típicos. O cardápio inclui harumaki (rolinho primavera recheado de legumes e carne), sashimi (peixe cru), sushi (arroz temperado com legumes e envolto com algas), udon (macarrão com molho shoyu) e yakissoba (macarrão oriental com legumes e carne e molho especial).
Também serão vendidos sukiyaki (verduras, legumes e carnes com molho japonês), tempurá (legumes fatiados e misturados em massa frita), yakiniku (espetinho de carne), okashi (doces orientais) e peixe frito.
UNIÃO – Além de exaltar as tradições japonesas, o Festival da Primavera representa a união das colônias nipônicas. De acordo com Kawanishi, as atividades tiveram início com o objetivo de promover a integração das comunidades de imigrantes que moravam em Paranavaí e região.
Ao longo dos anos, a festa foi ganhando notoriedade e conquistou a simpatia de pessoas de fora das colônias. O sucesso tem sido tão grande, que o Festival da Primavera foi incluído no calendário oficial do município.