Tema saúde domina debate dos candidatos em Paranavaí

Os cinco candidatos a prefeito de Paranavaí participaram, anteontem à noite, do primeiro debate visando as eleições de 2 de outubro. O confronto de ideias foi promovido pela Rede de Rádios em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil/Subsecção de Paranavaí, no anfiteatro Doutor Itacir Biazus, da OAB.
Em linhas gerais, o tema saúde mobilizou todos os postulantes ao Palácio Ivaí. A chamada atenção básica, de responsabilidade dos municípios, gerou algumas diferenças na forma sobre como fazer.
Em comum, a necessidade de melhorar a estrutura, especialmente no que diz respeito às filas e conforto dos pacientes. Partindo deste princípio, duas soluções diferentes: parte defende a ideia do hospital municipal e outra corrente propõe a reestruturação dos postos, melhorando as condições gerais de atendimento e a estrutura das unidades existentes, dentro da chamada baixa complexidade (casos mais simples).
Os defensores do hospital falam em atendimento de qualidade e condições dignas para receber o paciente. Os contrários apontam dificuldade orçamentária para construção e manutenção. Por isso, a proposta alternativa de atendimento com conforto, inclusive, firmando parcerias.
Além da saúde, os candidatos abordaram ainda temas como meio ambiente, geração de empregos, infraestrutura urbana e segurança. De maneira geral, o debate se deu de forma cordial, até com algumas gentilezas, mas com direito a alfinetadas sutis entre as partes.  
Deste primeiro debate participaram: Carlos Henrique Rossato Gomes, Delegado Caíque, da Coligação O Caminho Seguro; Ivan Ramos Bernardo, do PSTU; Rael Moraes, do PSOL; Maurício Yamakawa, da Coligação Renovação com Experiência; Valdir Tetilla, da Coligação Paranavaí Ideal.
Presidente da OAB Paranavaí, Anderson Donizete da Silva considerou o debate positivo. Como avalia, uma iniciativa que ofereceu espaço aos postulantes em igualdade de condições. “Todos puderam expor suas ideias e isso é bom para o eleitor na hora de decidir o voto”, analisa.
Também o diretor da Rede de Rádios, Valderci Silva, destacou o papel das emissoras para o exercício democrático da cidadania.  
REUNIÃO HOJE NA MICROPAR – Hoje a Associação de Microempresa do Noroeste do Paraná – Micropar – promove um evento de exposições de ideias entre os postulantes. Será na sede da associação, às 20h30 – Edifício Cândido Portinari (Rua Albino Silva, 80).
Conforme o convite da Micropar, trata-se de uma oportunidade para micro e pequenos empresários terem um contato com os candidatos e suas propostas, em especial as pertinentes à classe.