Temperatura deve chegar a 38ºC em Paranavaí

A temperatura vai permanecer alta em Paranavaí nos próximos dias. Depois do janeiro mais quente desde 2006, com temperatura chegando a 37,6 graus, fevereiro tem feito calor constantemente acima dos 35ºC.  
A média vai seguir ainda mais alta, com previsão de 38ºC hoje, sábado e domingo. Outra preocupação é com a umidade relativa do ar, que ontem atingiu 15%, segundo o Simepar.
O baixo índice de umidade de ontem foi registrado às 16 horas, mesmo horário do pico de temperatura – 37,3ºC. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera ideais índices de umidade acima de 30%.
Ainda segundo o Simepar, para hoje estão previstas pancadas de chuva à tarde e à noite, acompanhadas de trovoada. Para amanhã, dia com muitas nuvens e temperatura máxima de 36ºC. No sábado, dia de muitas nuvens, que devem diminuir no domingo. A sensação térmica tem chegado perto dos 40 graus, aponta a estação meteorológica do Simepar, em Londrina.
Como explicou na semana passada o meteorologista Tarcizio Valentin da Costa, o calorão é resultado de uma massa de ar quente e seco que estacionou sobre o Paraná. Ela atua como um bloqueio e impede a chegada de frentes frias, impedindo a chegada da chuva.
PROBLEMAS DE SAÚDE – A baixa umidade relativa do ar registrada nos últimos dias tem provocado um aumento de pacientes com problemas respiratórios no PA – Pronto Atendimento. São pacientes reclamando de falta de ar, garganta seca e tosse. Muitos precisam tomar oxigênio, relata o diretor do PA Jair Queiróz.
Embora crianças e idosos estejam mais suscetíveis, os problemas não têm respeitado faixas etárias, assinala. O diretor complementa que o volume de pessoas buscando auxílio por conta desses problemas se deu há cerca de três semanas. Porém, ainda não há superlotação, afirma.  

ORIENTAÇÃO
Com a umidade do ar em queda, a necessidade de consumo de líquidos aumenta e a recomendação é que sejam consumidos até quatro litros diários. Como refrigerantes e sucos industrializados contêm níveis elevados de açúcares, o ideal é tomar bastante água.
Outras medidas simples podem ser adotadas em casa, como o uso de vaporizadores, umidificadores, toalhas molhadas e baldes com água são indicados para se elevar a umidade nos ambientes. Idosos e crianças merecem cuidados especiais.
Durante o período mais quente do dia – das 10h às 15h – deve-se evitar a prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, que demandam um maior consumo de oxigênio, elevam a temperatura do organismo e aceleram a perda de líquidos.
(Fonte: Ministério da Saúde)