Temperatura mínima chegou a 2,8ºC

A temperatura mínima em Paranavaí chegou a 2,8ºC, ontem, entre 7 e 8 horas. A informação é do Simepar. Foi a segunda menor temperatura de 2016 em Paranavaí e a quarta menor em pelo menos 19 anos.
No domingo também houve frio intenso – com mínima de 4,4ºC e sensação térmica próxima de zero, por causa do vento.
O dia mais frio do ano foi 12 de junho, quando os termômetros do Simepar registraram 1,9ºC. Essa foi também a menor temperatura da cidade desde 1997, quando as condições climáticas passaram a ser monitoradas pelo instituto. O segundo maior frio neste período ocorreu em 2001, quando o Simepar registrou 2,6ºC. Outra queda brusca foi em 2011, com 2,7ºC.
PREVISÃO – O frio diminui a partir de hoje. De acordo com o instituto, a temperatura oscila nesta terça-feira entre 9ºC e 23ºC. Não há previsão de chuva e o céu permanece claro ao longo do dia. Para amanhã, variação de temperatura entre 10ºC e 26ºC.
Na quarta-feira, continua a elevação, com mínima de 14ºC e máxima de 27ºC. Na sexta-feira uma nova queda, menos acentuada. Para a sexta os termômetros variam de 12ºC a 25º, diz o instituto.
GEADA – A confirmação de ocorrência de geadas em Paranavaí e região e seus reflexos na agricultura se dá através de observação de campo. Por isso, dados conclusivos devem ser levantados até o final de semana.
O Deral é o órgão que faz as coletas dos dados, no entanto, há relatos de produtores de que houve geada em alguns locais.
A cultura mais suscetível aos efeitos do frio na região é a do milho. No caso das pastagens, já castigadas pelo impacto da onda de frio do mês passado, também devem sentir.
O café, embora sujeito às condições climáticas mais severas, deverá sofrer pouco efeito, pois a área plantada é muito pequena na região.
O frio intenso foi antecedido de chuva intensa em Paranavaí. O Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR – unidade de Paranavaí, confirmou que o volume chegou a 56,6 milímetros, levando em conta a noite de sexta-feira e madrugada de sábado. Um volume muito alto, especialmente levando-se em conta que a média para todo o mês de julho varia de 130 milímetros a 180 milímetros.