Temperaturas altas exigem cuidados com a saúde

Ontem, os termômetros alcançaram a marca de 34 graus, em Paranavaí. Mas para quem precisa enfrentar as ruas da cidade ao longo do dia, a sensação de calor vai muito além. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados e evitar problemas de saúde.
A primeira dica é ingerir bastante líquido. De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), a água ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e faz o transporte de nutrientes.
O MS destaca que a maior parte das frutas contém entre 80% e 90% de água. Verduras e legumes cozidos ou na forma de salada costumam ter percentual semelhante. Por isso, além de beber água, é possível fazer a hidratação a partir do consumo desses alimentos.
Em casos de desidratação grave, a recomendação do MS é que se busque na unidade de saúde mais próxima a prescrição de soluções de hidratação oral, ou seja, soros que têm a função de repor o líquido eliminado durante a desidratação, que pode vir acompanhada de vômito e diarreia.
CUIDADOS COM A PELE – A exposição ao sol exige outros cuidados. Em relação à proteção da pele, a dica é aproveitar do início da manhã até às 10 horas e o final da tarde, a partir das 16 horas. No período intermediário, os raios solares são mais intensos.
Independentemente do horário de exposição ao sol, o uso do protetor solar é indispensável. O fator de proteção mínimo recomendado é o 30, devendo ser reaplicado a cada duas horas, principalmente se a pessoa entrar no mar, no rio ou na piscina.
Acessórios são importantes aliados na hora de cuidar da pele: guarda-sol, chapéu, boné, viseira e óculos escuros estão na lista. Outra dica é optar por roupas mais leves de trama fechada.