Tempestades – não questione: avalie e adore

E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. Marcos 4.35-41.

E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante. Mas, quando eles o viram andar sobre o mar, cuidaram que era um fantasma, e deram grandes gritos. Porque todos o viam, e perturbaram-se; mas logo falou com eles, e disse-lhes: Tende bom ânimo; sou eu, não temais. E subiu para o barco, para estar com eles, e o vento se aquietou. Marcos 6.45-52.

Jesus acalmou duas tempestades diferentes
O milagre está relatado também em Mateus 8.23-27 e 14.22-33. Na primeira Ele foi despertado do sono dentro do barco. Na segunda Ele estava fora do barco e veio andando sobre as águas. Um estudo acerca dessas tempestades nos revelam elementos importantes na lida com as dificuldades do dia a dia.

O problema nunca é maior do que aparenta ser
Na tempestade sempre avaliamos que o problema é grande e não vamos suportar. Porém, é Deus quem nos dá força para vencer: “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. 1º Coríntios 10.13.

Jamais estamos sozinhos
Na tempestade o vazio nos faz sentir solitários e indefesos diante dos perigos. No entanto, Deus nunca nos deixa só: “estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Mateus 28.20.

Não deve haver medo e falta de fé
Quando passamos por tempestades é comum o sentimento de medo pela falta de fé – Mateus 8.26. A fé é a certeza que vai dar certo – Hebreus 11.1. O medo é a incerteza que perturba – Tiago 1.6. Só vence o medo quem ouve e confia na Palavra de Deus: “A fé vem pelo ouvir”. Romanos 10.17.

Não questione, avalie e adore
Por fim, na eminência de ser varrido pela tempestade, questionamos Deus “do porque de tudo aquilo”. Davi no Salmo 13, pergunta por inúmeras vezes “até quando?”, para, em seguida, descobrir que é melhor confiar na graça de Deus  – Salmos 13.5. “Cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência” – Tiago 1.14. Sendo as tempestades originadas em nós mesmos, sustentados pela graça de Deus é que recebemos a autoridade necessária para andar sobre as ondas e acalmá-las.

Ministério Esperança – Assembleia de Deus Cidade Alta.
Família Zetty, www.zetty.com.br. Rua São Paulo, 802 – Cidade Alta – Nova Esperança-PR. Telefones (44) 3252-3647/9945-0202. Ensaio intercessão com o Grupo de Mulheres “O Poder da Mulher que Ora”, na igreja toda quarta às 20h00, adoração na igreja todo domingo, às 19h00. Programa de rádio, todo domingo, 15h30, Rádio Skala FM em Paranavaí, 87.9, www.radioskalafm.com.br.