Tempestades podem atingir Sul do país

SÃO PAULO (Folhapress) – Depois das chuvas trágicas entre Minas Gerais e o Espírito Santo, os temporais dos próximos 15 dias deverão atingir principalmente os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no Sul do país.
Alguns programas de simulação do tempo, como alertou quinta-feira o MetSul, serviço privado de meteorologia de Porto Alegre, projetam "volumes de chuvas por demais altos" para Santa Catarina e também para a região norte do Rio Grande do Sul.
A situação registrada anteontem na área – chuva de granizo em algumas localidades gaúchas e o calor escaldante tanto entre os gaúchos quanto entre os catarinenses – pode ser um prenúncio do que virá pela frente.
O ar está muito quente sobre toda a região. A diferença, para os próximos dias, é que chegará mais umidade ao Sul do país, o combustível para que temporais severos, granizo e vendavais passem a ser mais frequentes na região.
A análise do professor Eugênio Hackbart, consultor do MetSul, estima até o volume dessas chuvas. Ele poderá variar entre 50 mm e 100 mm em um período de menos de duas horas.
Para comparação, um temporal de verão em São Paulo, daqueles que param a cidade, costuma ter 60 mm em duas horas.
As chuvas fortes devem começar a ser registradas ainda nos dias finais de 2013, principalmente perto da virada do ano.
Várias localidades do Sudeste também tem previsão de chuva até quarta-feira. As pancadas devem ser fortes e localizadas.