Tempo de Colheita
Sendo eu agricultor, as pessoas vão deduzir que abordarei este tema na visão de um homem do campo. Mas não vou dissertar sobre esta fase nobre da agricultura, no prisma da atividade agrícola, embora ela seja essencial à vida. Provemos o alimento que vai a mesa todos os dias, com o trabalho e a sorte de quem semeia o solo e finaliza sua atividade anual quando da colheita.
Quanto mais farta, mais abundância e mais riqueza. Tenho um amigo agricultor que saúda a chuva com a expressão: "Hoje estamos todos mais ricos", pois um tempo de bom clima precede farta colheita, o que impacta favoravelmente no preço e na quantidade de alimentos.
Mas a colheita que me refiro é a sucessão de obras públicas que inauguraremos em 2015. Começando pela sede da reitoria da UNESPAR, cujo prédio foi reformado e cedido pelo município. Uma conquista histórica que faz de nossa cidade um centro estadual universitário, com todas as repercussões desta conquista, tanto econômicas quanto de prestígio entre as demais cidades do Paraná.
Logo a seguir uma sucessão de obras públicas em andamento serão entregues, entre elas a conclusão da primeira fase do PAC 2, mais de 50 quilômetros de ruas pavimentadas na periferia, com drenagem de águas pluviais, calçadas e sinalização horizontal e vertical inclusas, beneficiando as regiões Sul e Oeste, localizadas no entorno da Vila Operária e do Jardim São Jorge.
Além desta obra histórica de infraestrutura, mais de 1.100 casas populares, beneficiando famílias de baixa renda, serão entregues, numa ação inédita de resgate social das pessoas, que passarão a ter cidadania com um endereço e um abrigo seguro para seu conjunto familiar.
Seguiremos adiante na política de dar aos filhos das mães trabalhadoras o acesso a creches, somando qualidade de serviços e instalações nunca vistas em Paranavaí, com a inauguração do CMEI localizado no Jardim Monte Cristo e a retomada das obras do equipamento da Vila Operária.
Outros equipamentos públicos, principalmente na área da saúde serão inaugurados, demonstrando de forma clara nossa prioridade neste setor, que recebeu, também de forma inédita, o maior valor orçamentário desde que o decreto, fazendo de Paranavaí um município, foi assinado.
Um avanço muito importante no binário da área central, vai transformar para melhor a mobilidade de veículos e pessoas nesta região, seguindo adiante esta que é considerada uma melhoria que transformou de vez nossa cidade, dando a ela segurança e um aspecto de modernidade, futurista no conceito e antecipando soluções de tráfego para dar rapidez nos deslocamentos entre bairros e o centro.
Enfim, 2015 será o ano em que estaremos colhendo a maior parte de um trabalho incansável de planejamento, ações políticas, administrativas e executivas que propiciaram a maior quantidade de obras públicas que a cidade tem notícia, feitas em um período administrativo.