Tempo de crescimento
"Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas, porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno". (Rubem Alves)
Depois de um período de vida nossas convicções mudam, prioridades se invertem e a compreensão da importância das coisas fica relativa. Quando se é jovem nos consideramos imortais, a medida que o tempo passa, as cicatrizes dos infortúnios e a alegria efêmera dos momentos felizes vão se transformando em lembranças de tudo o que vivemos.
Acompanho e participo da política de Paranavaí desde o início dos anos 90. Diversos prefeitos que se alternaram neste período me diziam do cansaço e da indisposição de voltar ao cargo depois de cumprido o mandato. Alguns tentaram a reeleição mas não foram bem sucedidos, outros saíram com a sensação de alívio por não ter de buscar soluções para problemas crônicos ou expectativas da população, difíceis de serem realizadas.
Chego ao final deste segundo mandato com a sensação de dever cumprido e a consciência tranquila de ter feito tudo o que pude para dar à cidade uma realidade bem diferente daquela que eu recebi, em um passado recente, de triste memória. Graças ao trabalho de uma equipe comprometida de servidores públicos, ao bom relacionamento com os governos federal e estadual, boa articulação política com o legislativo e os deputados que nos auxiliaram, pudemos lograr êxito nesta missão, que reputo como o maior desafio que assumi durante a minha existência, até agora.
Ao comemorar mais um ano de vida, esta semana, tive a alegria de ter ao meu lado, além de familiares, pessoas que contribuíram muito para que este tempo de vida alcançasse o resultado que eu desejava. Sou grato por terem participado da minha história e espero ter contribuído com ações e palavras para fortalecer este vínculo de amizade e companheirismo.
A minha disposição continua a mesma de quando eu subi a rampa do paço municipal em 2009. O que mudou foi o conhecimento da máquina pública, hoje acrescido de robustos sete anos de mandato cumprido. Espero que o(a) sucessor(a) possa ter a mesma sorte que tive no cumprimento da missão confiada pela população desta bela cidade.
Levarei na minha memória tudo de bom que vivi e buscarei esquecer eventuais injustiças ao esforço e dedicação que sempre tive com a administração da cidade.