Terra Rica faz orientação e prevenção contra o tabaco
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Dados apontam que um terço da população mundial adulta é fumante.
O total de mortes por causa do tabaco atingiu 4,9 milhões de pessoas por ano, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Se a tendência de expansão do consumo de cigarros for mantida, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva, entre 35 e 69 anos.
Preocupada com estes dados, a Prefeitura Municipal de Terra Rica – por meio da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) – promoveu atividades de orientação e prevenção.
O NASF realiza palestras nas escolas para conscientizar os jovens e adultos dos perigos provocados pelo tabaco. A palestra é ministrada pela farmacêutica, Vanessa Périco Teixeira e pela professora de Educação Física, Arminda Aparecida Santos.
Considerada uma doença epidêmica pela OMS, o vício em cigarros e seus derivados começa, para a maioria das pessoas, com a fase de experimentação na adolescência.
"O tabagismo faz com que o fumante se exponha, continuamente, a mais de quatro mil substâncias tóxicas, o que o torna propenso a doenças respiratórias, cardiovasculares e a diversos tipos de cânceres, como pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, rim, colo do útero e leucemia mieloide aguda", disse a farmacêutica Vanessa.
No último dia 30 foi montada, no centro da cidade, uma barraca onde foram realizados exames de medição da pressão arterial e foram passadas orientações à população sobre os malefícios que o tabaco traz à saúde.
Para os já fumantes, a Secretaria de Saúde oferece tratamento gratuito para aqueles que querem se livrar do vício. Os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde para se inscrever no programa.