Território Noroeste reconhecido pelo Conselho Estadual

O Território Noroeste foi reconhecido formalmente, fazendo parte dos territórios no Paraná. A informação é do coordenador Paulo Sanitá. Ele detalha que o reconhecimento se deu na reunião do CEDRAF – Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura familiar – no dia 09 de dezembro de 2014, em Curitiba.
O Território Noroeste abrange os municípios de Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, São Carlos do Ivaí e Tamboara. Conclusão da nova etapa é resultado de um trabalho anterior. Em abril de 2007, por exemplo, houve o primeiro passo, quando o Território Noroeste foi reconhecido pelo CEDRAF como um pré-Território.
Sanitá explica que a conquista é fruto do trabalho e organização. Esta é a primeira organização da região da Amunpar – Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense – a ser reconhecida pelo Estado do Paraná como Território.
PARCEIROS – Ele narra que a experiência de trabalhar em território se deu através de um projeto da FETAEP – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná – em parceria com a EMATER, após um processo de formação de agentes em desenvolvimento, com uma equipe do Território em Curitiba.
Já como desdobramento do trabalho do Território foi formada a APRONOR – Associação dos Agricultores Familiares do Território Noroeste. Na sequência, houve a constituição da COAFNOR -Cooperativa dos Agricultores Familiares do Território Noroeste. Cabe à cooperativa o papel de organizar a produção e a comercialização do leite no território e também os programas – PAA E PNAE.
A organização regional de agricultores familiares também conta com uma Cooperativa de Crédito Solidário-CRESOL, sediada no município de Tamboara. Ela é composta por sócios dos cinco municípios e realiza todos os procedimentos bancários para os agricultores familiares e trabalhadores rurais do Território. As Cooperativas são administradas pelos Agricultores Familiares do território, esclarece.
CONQUISTAS – Em fase de apresentação de conquistas, o Território recebeu – através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), R$. 334.000,00. A verba foi aplicada na construção de um pasteurizador de leite no município de Tamboara, que está pronto para operar com capacidade de cerca de 1.000l/hora, aguardando apenas a liberação do SIP – Serviço de Inspeção do Paraná, por parte da SEAB – Secretaria de Agricultura e do Abastecimento.
Atualmente a cooperativa terceiriza a pasteurização do leite. Ainda na lista de benefícios citados por Sanitá, o Território recebeu da Fundação Banco do Brasil, investimento de R$ 320.000,00, usados na compra de um caminhão, de um tanque isotérmico de 10.000 litros e sete resfriadores de leite.  
O Território conta com um Conselho Gestor formado por representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Prefeituras e Agricultores familiares dos cinco municípios, também a Cresol Banco do Brasil e Sicredi. O grupo se reúne a cada dois meses para deliberar sobre projetos, programação e ações territoriais em benefício da comunidade.
PRESENÇAS – Por ocasião do anúncio da nova conquista, Paulo Sanitá aproveitou para agradecer a todos os integrantes do Território Noroeste que contribuíram para o sucesso. E finaliza: nosso compromisso é ter uma melhor qualidade de vida.  
Estiveram presentes na reunião de reconhecimento pelo Conselho Estadual, além do coordenador do Território Noroeste, Paulo Roberto Sanitá, os prefeitos: Reinaldo Pinheiro da Silva – Mirador;  João Tormena – Nova Aliança do Ivaí; Beto Vizzotto – Paraíso do Norte; Paulo Peroba – São Carlos do Ivaí.