Termina amanhã a campanha de vacinação contra a gripe

Termina amanhã a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Quem está nos grupos considerados prioritários e ainda não foi imunizado precisa ir até uma unidade básica de saúde para receber a dose que protege contra três tipos de vírus: Influenza H1N1, Influenza H3N2 e Influenza B.
De acordo com informações da 14ª Regional de Saúde, até a tarde de ontem o índice médio de vacinação no Extremo-Noroeste era de 84,75%. Apesar de superar o mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde, ou seja, 80%, em sete municípios a meta ainda não havia sido atingida. Em Paranavaí, 82,92% foram imunizados.
A chefe da Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Fernanda Obana, afirmou que a principal preocupação recai sobre o grupo das gestantes. Até ontem o índice de vacinação em toda a região era de 66,48%. “Ou o número informado pelos municípios não condiz com a realidade, ou está havendo recusa por parte das gestantes”.
No primeiro caso, explicou Fernanda, as Secretarias Municipais de Saúde precisam encaminhar um documento para a 14ª Regional de Saúde corrigindo a estimativa de mulheres grávidas. Para a situação da recusa, é importante que as gestantes assinem um termo de responsabilidade.
De qualquer forma, afirmou a chefe da Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, “queremos que todas as gestantes sejam vacinadas. É importante para a saúde delas e para os bebês”. Fernanda relembrou o problema enfrentado em 2009, quando as gestantes e os idosos foram maioria entre as vítimas fatais da gripe A H1N1.
PRIORITÁRIOS – Foram definidos como prioritários os seguintes grupos: crianças de seis meses a menores de dois anos de idade, trabalhadores na área de saúde, gestantes, mulheres no período de 45 dias após o parto e idosos. Após a campanha, outros grupos poderão receber a vacina, caso haja doses nos postos de saúde.