Termina hoje a coleta de assinaturas em apoio às dez medidas de combate à corrupção

Desde terça-feira, voluntários estão no centro de Paranavaí coletando assinaturas em favor das 10 medidas de combate à corrupção elaboradas pelo Ministério Público Federal. Interessados em garantir apoio só têm até hoje, ao meio-dia, para manifestarem a aprovação à ideia.
O objetivo é reunir 1,5 milhão de assinaturas em todo o Brasil, para que a proposta seja transformada em projeto de lei de iniciativa popular e entre na pauta do Congresso Nacional.
Na tarde de ontem, Ilídia Woitchik da Silva fez questão de parar por alguns minutos para deixar a assinatura. Depois, levou uma cópia para casa, para conseguir mais apoiadores. “Se todo mundo ficar quieto, não vamos resolver nada.”
A aposentada disse que a iniciativa do Ministério Público Federal é importante para mostrar que “o Brasil é nosso e não dos governantes que acham que podem fazer o que bem entenderem”. Os escândalos de corrupção, disse ela, “causam muita tristeza”.
O ponto de coleta de assinaturas é na esquina das ruas Getúlio Vargas e Souza Naves. Além da assinatura, é necessário informar números dos documentos pessoais.
As medidas apontadas como fundamentais para o combate à corrupção incluem investimento na prevenção à corrupção, criminalização do enriquecimento ilícito de agente públicos, transformação da prática em crime hediondo, criminalização do chamado caixa dois e recuperação do lucro obtido com as práticas de corrupção.