Teruo Kato praticamente descarta candidatura a deputado estadual

O futuro político do deputado estadual Antonio Teruo Kato será definido nesta semana. Ele preferiu não cravar, mas praticamente descartou a tentativa de um terceiro mandato consecutivo para a Assembleia Legislativa do Paraná. “Estou propenso a federal, mas a gente não sabe o que pode acontecer”, afirmou o político paranavaiense.
Teruo Kato se mostrou animado com a possibilidade de se candidatar a deputado federal. Ele justifica o otimismo após os contatos recentes e apoios que recebeu. Para ele, a região Noroeste, incluindo os prefeitos, está entendendo a necessidade de um parlamentar na esfera federal.
O deputado insiste que os recursos estão centralizados em Brasília e que o novo momento vai exigir um representante em Brasília. Animado com a repercussão, Teruo lembra o dinheiro do pré-sal, que será investido em saúde e educação. Seu próximo passo é ouvir as entidades e clubes de serviço.
Questionado sobre o ambiente interno no PMDB com a sua provável decisão, o deputado não vê problema. Segundo ele, candidatura a federal é boa para o partido, já que a eventual eleição pesa no fundo partidário e na representatividade.
Oficializando a desistência de estadual, Teruo Kato estaria deixando um cacife de 50 mil votos, conquistados em 2010. Após definir o seu futuro, ele admite participar das negociações que devem viabilizar um novo candidato (ou candidata) do grupo.
Teruo lembra que o prefeito Rogério Lorenzetti já iniciou as conversas em torno do tema. O parlamentar está em Curitiba e prestou as informações ao DN por telefone.