Testes detectam casos de Sífilis, Hepatites e HIV
No último final de semana foi desenvolvido um trabalho de promoção e prevenção em saúde no município de Porto Rico. Ao todo foram 464 testes de HIV (Aids), Sífilis, além de hepatites B e C. Destes, 19 deram positivos para Hepatites, um para HIV e três para Sífilis.
A ação foi desenvolvida pela 14ª Regional de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Rico. A cidade foi escolhida para essa ação por ser um polo turístico, que recebe visitantes de todas as regiões do Paraná e de várias cidades do país.
A coordenadora do Programa de Controle das DSTS/Aids e Hepatites Virais, Maria da Penha Francisco, informa que os resultados dos testes de triagem que deram reagentes (a princípio, positivos), foram encaminhados para as Unidades de Saúde para realização de outros exames, que vão confirmar doença ou descartar.
Na avaliação do Diretor da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin, foi uma ação positiva, pois possibilitou que as pessoas tivessem acesso aos testes, realizados em horário alternativos e no final de semana.
Quanto à população atendida, cerca de 48% da clientela foi de homens, ou seja, as mulheres foram maioria nesta ação preventiva (52%).
Com relação a faixa etária, 52% foram pessoas entre 20 e 49 anos (52%), seguida da faixa etária acima de 50 anos (42%). Chamou a atenção a baixa adesão da população jovem até 19 anos, com apenas cerca de 6% de participação.
Na avaliação da coordenadora do Programa, Maria da Penha, é preocupante pois esta faixa etária não se considera população vulnerável para as Infecções Sexualmente Transmissíveis, ainda mais quando pesquisas do Ministério da Saúde apontam uma baixa aderência ao uso dos preservativos.
Os trabalhos feitos em Porto Rico – chamadas Atividades Extramuro – já fazem parte das ações do Governo do Estado do Paraná, e deverão ser realizadas em outros municípios do Noroeste, informa Mazzin.