Tião Carreiro vai ser homenageado em Paranavaí no sábado

No sábado, às 20h30, o 10º Tributo a Tião Carreiro vai ser realizado no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. O evento que homenageia o rei do pagode caipira leva ao palco seis grupos de violeiros da região de Paranavaí. Ingressos estão à venda na Fundação Cultural por R$ 10.
De acordo com o coordenador do evento, José Elias Sobrinho, conhecido como Cidão, o Tributo a Tião Carreiro terá como principais atrações a Orquestra de Violas de Rondon, Grupo de Viola de Alto Paraná, Grupo Viola Viva – de São João do Caiuá, Grupo Chora Viola – de Maringá, Grupo Som da Viola e Grupo Eu e Minha Viola, os dois de Paranavaí.
“Teremos de 120 a 150 violeiros no palco. Além de reverenciar o trabalho do grande compositor que foi Tião Carreiro, vamos homenagear o radialista Caprichinho, responsável por um programa de autêntica música sertaneja de raiz. Durante o evento, ele vai receber o título de Personalidade Cabocla do Ano”, explica Cidão. Outra novidade é a veiculação de uma mensagem da família de Tião Carreiro destacando a importância do tributo.
Criado em 2004, o Tributo a Tião Carreiro já trouxe a Paranavaí milhares de pessoas das mais diversas regiões do Paraná e até de outros estados. “Temos um tributo oficial em Paranavaí, reconhecido pela família do Tião Carreiro. Inclusive houve uma edição em que vieram prestigiar e agradecer a homenagem”, lembra o coordenador.
José Dias Nunes, o Tião Carreiro, fez muito sucesso em parceria com os sertanejos Antônio Henrique de Lima, o Pardinho, e Adauto Ezequiel, o Carreirinho. Ao longo da carreira, gravou 45 discos e eternizou clássicos como “Pagode em Brasília”, “Boi Soberano”, “Filhinho de Papai”, “Cochilou Cachimbo Cai”, “Rei do Gado”, “Pai João”, “Rio de Lágrimas” e “Golpe de Mestre”. (Por David Arioch, da Fundação Cultural)