“Trabalhar em defesa dos direitos das mulheres”, diz nova presidente da OAB
O fim de semana foi de festa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, com a posse da nova diretoria. O evento marcou um momento histórico: pela primeira vez, uma mulher assumiu a presidência.
Célia Aparecida Zanatta ficará à frente da OAB durante o triênio 2019-2021. Entre os objetivos estabelecidos por ela está o trabalho na defesa dos direitos das mulheres. “Precisamos fazer com que o cumprimento das leis assegure isonomia profissional em relação aos homens.”
A presidente disse que está motivada para atuar em prol dos profissionais do Direito. “Vamos fortalecer a advocacia. Só assim conseguiremos perfazer a Justiça, buscando cada vez mais efetividade e celeridade.”
Na opinião de Célia, “o princípio fundamental da profissão é transformar a vida das pessoas, equacionar, resolver os problemas”. Por isso, é necessário assegurar os direitos dos cidadãos atuando de forma livre, progressiva e, acima de tudo, democrática. “Estamos aqui pelo bem comum.”
De acordo com a presidente, o papel da OAB é assegurar as prerrogativas dos advogados, dar aparato para que possam exercer a profissão. Sem cunho político, sem partidarismo. “Um órgão em defesa da classe profissional e da Justiça.”
Célia destacou a importância de promover a união de toda a categoria. “Juntos, somos mais fortes.” Por isso, quer que o exemplo parta da diretoria. “Estamos motivados e com muita vontade de trabalhar. Sempre unidos. Sempre democráticos.”
O desafio de presidir a OAB está amparado por uma equipe de diretores e conselheiros éticos e preparados. O fortalecimento dos ânimos também vem dos trabalhos desenvolvidos pelas comissões e pelas campanhas sociais que a entidade promove.
A importância dos advogados
para a manutenção da democracia
Durante a solenidade de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, o papel dos advogados na manutenção e no fortalecimento da democracia ganhou destaque.
Na cerimônia, na noite de sábado (16), a presidente Célia Aparecida Zanata disse que está tomada por um misto de felicidade e esperança, e que sabe da responsabilidade que tem pela frente. O intuito, afirmou, é atuar no sentido de promover justiça para todos os cidadãos.
Ex-presidente da OAB, Subseção de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos disse que o trabalho da entidade precisa estar pautado na defesa intransigente das prerrogativas profissionais. A atuação dos advogados, disse, deve ser sempre em defesa da democracia.
A promotora Susy Mara de Oliveira destacou que os advogados têm por obrigações fiscalizar e judicializar ações em favor da democracia, especialmente em um momento em que o “Brasil vive uma grave crise institucional que coloca em risco as liberdades democráticas”.
O presidente da OAB do Paraná, Cássio Lisandro Telles, declarou que a posse de uma mulher como presidente é motivo de júbilo. “A Ordem sempre foi incansável na luta pela promoção da igualdade de gêneros. Homens e mulheres têm as mesmas condições e competência para desempenhar as funções.”
Ele lembrou que advogados são indispensáveis para a promoção da justiça, invioláveis em todas as suas manifestações, conforme prevê a Constituição Federal. “São a voz da cidadania e dos que buscam seus direitos.” Por isso, precisam se posicionar sempre em defesa plena do povo brasileiro.
Telles destacou que a advocacia produz esperança e que deve estar voltada para a promoção de “mais justiça, mais democracia, mais respeito às liberdades individuais e mais dignidade aos seres humanos”. E completou: “Somos escudos de defesa da Constituição Federal e das liberdades fundamentais”.
Nova diretoria presta homenagens
durante solenidade de posse
A solenidade de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, foi marcada por homenagens a diferentes profissionais.
A presidente Célia Aparecida Zanatta entregou placas de reconhecimento e agradecimento pelos trabalhos do presidente da OAB-PR, Cássio Lisandro Telles, e do ex-presidente da OAB de Paranavaí Anderson Donizete dos Santos.
O advogado Jaime José de Souza, ouvidor-geral da OAB de Paranavaí há 40 anos, também foi homenageado. Outra figura que ganhou reconhecimento foi a assistente administrativo da OAB de Paranavaí, Terezinha Aparecida dos Santos.