Tradicional Festa do Barreado será amanhã

Amanhã, dia 26, será realizada a tradicional Festa do Barreado de Paranavaí. O prato será servido a partir das 11h30, na Chácara Recanto Coração de Maria, Estrada Velha São João. Os convites estão à venda por R$ 17,00. Essa será a 33ª edição da Festa do Barreado. Promoção é da Federação de Bandeirantes do Brasil, Núcleo Vale do Ivaí.
Presidente do Núcleo, Izilda de Souza Gonçalves informa que a previsão é de que 500 pessoas participem da festa. O ato de servir o barreado é a etapa final de um trabalho iniciado muito antes. O preparo do prato teve início ontem à tarde, antecipa. Pelo menos 50 voluntários vão trabalhar na festa.
Em Paranavaí o Núcleo de Bandeirantes tem capacidade para acolher até 120 integrantes. São aceitos participantes de ambos os sexos, a partir dos 6 anos. Para participar, basta comparecer às reuniões. Os encontros acontecem todos os sábados às 14 horas.
A sede está situada na Rua Guaporé, 2.404, em frente ao Colégio Estadual de Paranavaí. Aliás, o espaço deve passar por reformas. O dinheiro arrecadado com a Festa do Barreado será todo revertido para tal fim. Neste ano o evento conta com uma ampla parceria do SESC – Serviço Social do Comércio, informa a presidente.
O núcleo paranavaiense tem diversas ações. Izilda cita o projeto de recreação na praça, que estimula a criatividade e a reciclagem de garrafas plásticas. Também desenvolve um projeto nas escolas, denominado Maluquinhos por Leitura.
Sintetizando o que representa o movimento, Izilda entende que a reunião é o momento em que as crianças, adolescentes e jovens podem conviver em equipe, brincar, participar de jogos e gincanas, debater sobre assuntos que interessam a sua geração e sobre o que acontece no mundo. Enfim, um espaço para a convivência, finaliza.
HISTÓRIA – No folclore, o barreado é símbolo da fartura, festa e alegria. O nome do prato vem da expressão “barrear” a panela, com um pirão de farinha e cinzas para evitar que o vapor escape e o cozido não seque depressa, influência da gastronomia portuguesa.
No entanto, algumas pessoas dizem que o nome foi dado porque o prato é cozido em panela de barro. Os ingredientes do barreado são carne, toucinho e temperos. Seu cozimento leva cerca de doze horas e costumava-se tocar o sino e soltar foguetes no momento da abertura da panela.