Traiano garante Assembleia independente e dará respostas rápidas aos interesses do PR
A declaração é do deputado Ademar Traiano (PSDB), novo presidente da Assembleia. Eleito no domingo, Traiano fez ontem, durante sessão plenária, seu primeiro discurso na condição de presidente em exercício do Legislativo estadual.
O deputado afirmou que sua atuação na Presidência da Assembleia terá como foco a harmonia entre os Poderes. “Não buscamos o confronto; trabalhamos pelo entendimento e pela harmonia. Porque não há espaço para conflitos insuperáveis entre os Poderes legais”.
Traiano lembrou sua atuação como líder do governo Beto Richa nos últimos quatro anos – que lhe permitiu conhecer melhor o Paraná – e garantiu que a Assembleia nunca será um obstáculo aos processos que mirem o “desenvolvimento do nosso Estado e a melhoria da vida da nossa gente”.
A vice-governadora Cida Borghetti e o secretário da Casa Civil, Eduardo Sciarra, participaram da sessão, quando fizeram a entrega oficial da mensagem governamental referente à prestação de contas do exercício de 2014. Segundo Cida Borghetti, que ao lado de Sciarra, representaram o governador Beto Richa na solenidade de abertura do ano legislativo, o momento é de reflexão, de diálogo entre os Poderes e com todos os segmentos da sociedade.
“O importante é caminharmos juntos”, frisou. Ela destacou ainda que confia que a crise econômica instalada no país, que atinge a todos, “vai passar”.
VALORIZAÇÃO – O novo presidente da Assembleia propôs também uma ação para valorizar o Parlamento. “Não apenas no âmbito do nosso estado, mas em todo o Brasil – com o propósito de fortalecer a ação dos parlamentares”.
Justificou essa iniciativa com a constatação de que “o Brasil e os brasileiros estão cansados da rotina de escândalos, erros de conduta – e a sensação de ausência quase total de valores éticos e morais. Queremos um novo modo de agir e um comportamento sintonizado com os propósitos de trabalhadores, donas de casa, empresários, jovens e adultos – de buscar o bem comum”.
Traiano destacou que esse movimento de fortalecimento do Legislativo no Paraná pode servir de referência para o país.
“Sei que a Assembleia do Paraná quer – e pode – dar ao Brasil o exemplo da boa prática política”. Fez uma referência ao longo convívio que mantém com os deputados. Com alguns deles compartilhou sucessivos mandatos, para destacar que pretende manter uma convivência harmoniosa e respeitosa com seus pares. “Vejo aqui velhos e novos parlamentares – dos mais experientes conheço o caráter e suas vocações para a política; dos novos, posso sentir o entusiasmo para a mudança e a inovação – de conceitos, métodos e formas de atuar na política”.
O deputado disse enxergar todos os requisitos para “fazermos dessa uma legislatura que mereça figurar na história como exemplo”. Fez um apelo para que “todos colaborem com esta Presidência e esta Mesa Diretora. Sem o apoio de vocês, nós podemos fazer um pouco, mas com a ajuda incondicional – que sei que teremos – nós poderemos fazer tudo o que precisamos”.
19 deputados estreiam na Assembleia do PR
Os 54 deputados eleitos em 5 de outubro tomaram posse na tarde de domingo na Assembleia Legislativa em sessão presidida pelo deputado Nelson Justus (DEM).
Trinta e três dos 54 deputados foram reeleitos. Dois deputados já cumpriram mandato no legislativo – Ratinho Junior (PSC) e Luiz Carlos Martins (PSD) – enquanto 19 assumem pela primeira.
A sessão foi acompanhada pelo governador Beto Richa e pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ivan Bonilha.
Para o líder do governo, o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, este ano inicia com forte pressão na área econômica, em função da “turbulência na economia nacional, que atinge estados e municípios”. Por isto, o deputado considera que a postura do governo na Assembleia é abrir o diálogo com todos os setores da sociedade e também com a bancada de oposição.
“Vamos buscar soluções para os problemas que surgirem, sempre valendo-se do diálogo e do bom senso, que é a forma como o atual governador conduz a política”, disse Romanelli.
Deputados estaduais empossados:
Adelino Ribeiro (PSL); Ademar Traiano (PSDB); Ademir Bier (PMDB); Alexandre Curi (PMDB); Alexandre Guimarães (PSC); André Bueno (PDT); Anibelli Neto (PMDB); Artagão Júnior (PMDB); Bernardo Ribas Carli (PSDB); Cantora Mara Lima (PSDB); Chico Brasileiro (PSD); Cláudia Pereira (PSC); Cobra Repórter (PSC); Douglas Fabrício (PPS); Dr. Batista (PMN); Elio Rusch (DEM); Evandro Junior (PSDB); Felipe Francischini (SD); Fernando Scanavaca (PDT); Francisco Bührer (PSDB); Gilberto Ribeiro (PSB); Gilson de Souza (PSC); Guto Silva (PSC); Hussein Bakri (PSC); Jonas Guimarães (PMDB); Luiz Carlos Martins (PSD); Luiz Cláudio Romanelli (PMDB); Márcio Nunes (PSC); Márcio Pacheco (PPL); Marcio Pauliki (PDT); Maria Victoria (PP); Mauro Moraes (PSDB); Missionário Ricardo Arruda (PSC); Nelson Justus (DEM); Nelson Luersen (PDT); Nereu Moura (PMDB); Ney Leprevost (PSD); Palozi (PSC); Paranhos (PSC); Pastor Edson Praczyk (PRB); Paulo Litro (PSDB); Pedro Lupion (DEM); Péricles de Mello (PT); Plauto Miró (DEM); Professor Lemos (PT); Rasca Rodrigues (PV); Ratinho Junior (PSC); Requião Filho (PMDB); Schiavinato (PP); Tadeu Veneri (PT); Tercílio Turini (PPS); Tiago Amaral (PSB); Tião Medeiros (PTB de Paranavaí); e Wilmar Reichembach (PSC).