Trâmites legais atrasam início do atendimento oncológico em Paranavaí

Até que todos os trâmites legais sejam concluídos, o atendimento ambulatorial a pessoas com câncer não será iniciado em Paranavaí. “Estamos na fase burocrática”, disse o chefe da Divisão de Atenção e Gestão em Saúde da 14ª Regional de Saúde, Ailton Benini.
Segundo ele, um dos hospitais maringaenses – o Santa Rita – que oferecerá os serviços médicos à população da região já credenciou quatro profissionais junto ao Ministério da Saúde. O outro – Hospital do Câncer de Maringá – ainda não completou essa fase do processo.
Benini lamentou a demora no início do atendimento às pessoas com câncer, mas informou que assim que todas as etapas estiverem concluídas, os pacientes não precisarão viajar a Maringá para receber os serviços ambulatoriais.
O chefe da Divisão de Atenção e Gestão em Saúde explicou que o atendimento ambulatorial inclui consultas, primeiros diagnósticos e alguns tipos de exames. Os procedimentos mais complexos continuarão sendo feitos em Maringá.
Na semana passada, ele recebeu informações sobre a proximidade do início do atendimento aos pacientes da região. A previsão era de que acontecesse até a última terça-feira, conforme matéria publicada no Diário do Noroeste em 16 de janeiro. Agora, com o atraso, ele preferiu não definir uma data específica.