Tranquilidade e crescimento marcam o momento do Distrito de Sumaré
O crescimento é visível pelos loteamentos que foram lançados e comercializados para moradias. O comércio também cresceu e diversificou. São mercados, lanchonetes, farmácias, comércios e até uma agência bancária (cooperativa de crédito).
Os números comprovam esse crescimento. Um levantamento realizado na Prefeitura de Paranavaí indica que atualmente existem cerca de 800 residências. No setor tributário há aproximadamente 300 alvarás comerciais expedidos.
#IMG02Na manhã de ontem a Agência do Trabalhador tinha 131 vagas para a região do Parque Industrial que funciona nas proximidades do Sumaré, incluindo diversas profissões.
Na área da educação, funciona no distrito a Escola Municipal Dr. José Vaz de Carvalho, que atende Educação Infantil e Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, com aproximadamente 340 crianças, com idade de 4 a 12 anos. E tem o Colégio Estadual Professora Adélia Rossi Arnaldi – outros 200 adolescentes estudam até o ensino médio.
O distrito ainda tem um Centro de Educação Infantil com 80 crianças de zero a cinco anos.
A Secretaria Municipal de Educação ainda mantém mais de 100 alunos na Escola Municipal do Campo Professora Edith Ebiner Eckert. Essa escola fica situada na Chácara Jaraguá. Os estudantes recebem educação fundamental do primeiro ao quinto ano.
#IMG03HISTÓRIA DO SUMARÉ
Os pioneiros afirmavam que foi em 1949 que chegaram as primeiras famílias ao Distrito de Sumaré. Na época era só mato. O poço de água mais próximo ficava a quilômetros de distância. A energia elétrica e a água encanada só passaram a ser um bem comum na década de 1960. O asfalto demorou um pouco mais e chegou na década de 1970.
No início a localidade cresceu por causa das plantações de café. A produção gerava grande volume de negócios. Nos finais de semana a avenida principal tinha até congestionamento de carroças. Eram pessoas que trabalhavam nas plantações e vinham fazer suas compras.
TRANQUILIDADE – Os dias atuais vividos no Distrito de Sumaré guardam marcas do passado. A rotina vivida pelos moradores é algo que passa de geração para geração. Por isso, é comum ouvir que a principal marca do distrito é a tranquilidade e a segurança.
Mesmo com a correria do dia a dia, é comum no final do dia ver as pessoas sentadas na frente de suas casas. No distrito os vizinhos ainda se conhecem pelo nome. Esse é um dos fatores que colabora para manter a segurança e o ambiente amistoso de um lugar único.