Transporte coletivo pode parar na segunda

Os motoristas do transporte coletivo urbano de Paranavaí podem parar na próxima segunda-feira. O alerta é do diretor-secretário do Sindicato dos Motoristas Rodoviários de Maringá (Sinttromar), Emerson Luís Viana Silva, que destaca que uma das reivindicações da categoria não foi atendida pela empresa prestadora do serviço na cidade.
Os profissionais querem a volta dos cobradores para dentro dos ônibus. Segundo avaliação de Silva, a dupla função é prejudicial para os trabalhadores e também põe em risco a segurança dos passageiros.
O Sinttromar já comunicou as autoridades sobre a possibilidade da greve, mas ainda não definiu com os trabalhadores como procederão. Por isso, nesta quinta-feira, a categoria se reunirá em duas assembleias para votar pela paralisação ou pela manutenção dos serviços.
Na avaliação do gestor executivo da Viação Cidade de Paranavaí, Rogério Faria, o retorno dos cobradores para os ônibus representaria um acréscimo de 50% a 60% no valor da tarifa. Por causa do alto custo, a decisão é inviável.
Ele explica que outros pedidos feitos pelos motoristas foram atendidos, tais como o aumento salarial para R$ 1.250, com incorporação de assiduidade, vale-alimentação e cesta básica.
Faria informa, ainda, que a empresa está adquirindo mais ônibus, fazendo a readequação de linhas e reavaliando as escalas de trabalho, para garantir melhores condições para os funcionários.
Atualmente a empresa conta com 15 veículos que circulam por 13 linhas entre o centro, os bairros, os distritos e vilas rurais de Paranavaí. A estimativa é que sejam transportados aproximadamente 150 mil passageiros por mês.