Treinamento voltado para médicos e enfermeiros da Atenção Básica

A 14ª Regional de Saúde de Paranavaí promove nesta terça-feira uma oficina que vai abordar uma série de doenças, dentre as quais, Dengue, Febre Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. Trata-se do trabalho intitulado “Arboviroses de relevância atual para o Paraná – Assistência (manejo clínico e gestão).
O evento de trabalho acontece no período da manhã, com início às 9h, no Centro de Conferências da Unespar – Universidade Estadual do Paraná. Palestras com o médico Enéas C. Souza Filho e enfermeira Silmara A. F. de Carvalho.
O treinamento é voltado para médicos e enfermeiros da Atenção Básica, bioquímicos, chefes e diretores de serviços de atendimento médico dos municípios, técnicos da Vigilância Epidemiológica dos municípios, equipe de Endemias e secretários municipal de Saúde.
Como informa a organização, a demanda atual gerada pelas epidemias de Dengue, a introdução de novas arboviroses (Zika vírus e Febre Chikungunya) e o risco gerado pela reemergência da Febre Amarela no País, obriga a reorganização da Assistência e Vigilância em Saúde nos Municípios, com o apoio da Regional de Saúde e Nível Central.
O momento, avalia, é pré-epidêmico, ou seja, oportuno para capacitações da assistência com relação ao adequado manejo clínico. Também determinante para organização, assim como o estabelecimento de fluxos nos serviços de atendimento aos pacientes nos municípios e região.
A organização deste evento é da Divisão de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e Centro de Vigilância Ambiental. Conta com apoio da 14ª Regional de Saúde.
EXPLICANDO – Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da Dengue, Zika Vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (dentre os quais, aranhas e carrapatos).
Fonte: www.minhavida.com.br